Freakonomics – O Filme (EUA, 2010)

Genre : ,

O best-seller “Freakonomics – O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta” deixou o economista Steven Levitt e o jornalista Stephen J. Dubner ricos. Então os autores resolveram fazer uma série de desdobramentos baseados na mesma premissa do livro: aplicar conceitos polêmicos econômicos e estatísticos nas mais diversas situações desmistificando comportamentos e acontecimentos históricos. Um desses desdobramentos é este documentário que tentar dar forma mais gráfica aos seus escritos. Porém quase decepciona.

Dividido em uma interessante introdução e quatro cases dirigidos por diferentes cineastas, o talvez que mais se destaca é o já controverso de outrora episódio sobre a queda na taxa de crimes nos EUA relacionada à legalização do aborto.

Fora isso a um engraçadinho porém descartável episódio sobre a relação entre o nome de uma pessoa e seu respectivo comportamento; outro sobre o interessante tema da corrupção nas lutas de sumô, porém filmado como um Globo Repórter em sua pior fase; e o pior de todos, sobre a experiência feita em uma escola americana de subornar um aluno para verificar se suas notas melhorariam. Este ficou com cara de intervalo comercial de Tv a cabo.

“Freakonomics” é uma clara tentativa de capitalizar um sucesso de uma obra até promissora, mas já com uma fórmula muito batida, inclusive entre os próprios canais pagos como Discovery Channel ou NatGeo que cada vez produzem shows mais sensacionalistas que educativos. Só não é perda de tempo para quem nunca viu algo do gênero.
[rating:2.5]

Ficha Técnica

Direção:
Heidi Ewing
Alex Gibney
Seth Gordon
Rachel Grady
Eugene Jarecki
Morgan Spurlock

Produção:
Dan O’Meara
Chris Romano
Chad Troutwine

Fotografia:
Junji Aoki
Derek Hallquist
Tony Hardmon
Darren Lew
Daniel Marracino
Rob VanAlkemade

Trilha Sonora:
Paul Brill
Michael Furjanic
Human
Mike MacAllister
Peter Nashel
Jon Spurney
Michael Wandmacher

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑