Free Guy – Assumindo o Controle (“Free Guy”)

Genre : ,
Actor : , , , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2021

Um dos melhores filmes comerciais de 2021 desde já é uma mera comédia besteirol geek. Ryan Reynolds de “Dupla Explosiva” junto com o diretor Shawn Levy de “Uma Noite no Museu” conseguiram fazer um filme original, divertidíssimo e toneladas de referências pop que a gente adora sem se tornar apelativo.

Dentro de um vídeo game, Reynolds é Guy, um personagem de background que desempenha a mesma função todos os dias, até que ele vê uma jogadora feminina de verdade (Jodie Comer de “Descobrindo Morrissey”) e se apaixona por ela, criando uma consciência que vai mudar para sempre o universo do game onde ele se encontra.

A pesquisa para tornar esse universo tão vivo e original deve ter sido surreal, pois num cenário onde dava para se fazer qualquer coisa, seus realizadores conseguiram imprimir regras acessíveis para o espectador, o que aumenta a afinidade com os eventos. Reynolds é sempre ele mesmo, mas sabe encaixar sua persona exatamente nos papéis chave de sua carreira. Com gamers de verdade prestando consultoria, eles ainda participaram do filme, o que promoveu ainda mais calor humano.

Vamos agora às referências pop: estão espalhadas de forma sutil em todo o filme, até que chegamos no terceiro ato, ou digamos, na luta final, e é quando os fãs da Marvel, Star Wars e de games como Megaman ou Fortnite entre outros, vão pular da cadeira. Aliás, há uma participação tão especial do MCU que ninguém sequer imagina que seria possível, por mais que seja por alguns segundos. Não só isso, como também as trilhas sonoras de todos esses universos se juntam nas mãos de Christophe Beck, também responsável por “Homem-Formiga e a Vespa”.

Tanto como um ótimo humor, traz uma mensagem suave, mas relevante de como se pode ser quem você quiser, sem se prender a regras. Nada original, pois já vimos algo semelhante em “Uma Aventura Lego”, mas dessa vez com uma execução ainda mais impecável.

Free Guy” nunca deixa a peteca cair e tem tiradas e diálogos espertíssimos com efeitos especiais de primeira e ação eletrizante, sendo um dos exemplares mais assertivos do entretenimento comercial dos últimos anos.

Curiosidades:

– Quando Guy está de óculos ele vê rapidamente um pacote de energia em formato de garrafa de gin, que é uma referência da marca Aviation Gin, cujo proprietário é o próprio Reynolds.
– Um dos gamers tem um poster do “Deadpool” pregado na parede do seu quarto.
– Apesar da música Fantasy ser cantada por Mariah Carey durante quase todas as cenas em que aparece, no desfecho, há uma versão mais lenta cantada pela própria atriz Jodie Comer.
– A filha do diretor Shawn Levy, Sophie Levy faz uma participação como a personagem de background que adora estar numa cidade grande.
– O homem mascarado que passa a informação para Molotovgirl (Jodie Comer) no início é interpretado por ninguém menos que nosso Wolverine Hugh Jackman!
– A mega participação especial de um personagem / artista da MCU demorou exatamente 7 minutos para ser filmada. Isso porque o artista em questão estava próximo filmando outra produção e concordou em fazer uma aparição rápida contanto que ele não demorasse mais que 10 minutos no estúdio.
– Em agosto, Fortnite lançou em seu game a skin de Dude, um dos personagens de Ryan Reynolds e também de um personagem dançarino no filme interpretado por Channing Tatum (“Logan Lucky”).
– Soonami, a companhia que fabrica o game Free City é uma homenagem à veterana produtora de games Konami.

Ficha Técnica

Elenco:
Ryan Reynolds
Jodie Comer
Lil Rel Howery
Joe Keery
Utkarsh Ambudkar
Taika Waititi
Aaron W Reed
Britne Oldford
Camille Kostek
Mark Lainer
Mike Devine
Hugh Jackman
Dwayne Johnson
Tina Fey
John Krasinski
Channing Tatum

Direção:
Shawn Levy

Produção:
Greg Berlanti
Adam Kolbrenner
Shawn Levy
Ryan Reynolds
Sarah Schechter

Fotografia:
George Richmond

Trilha Sonora:
Christophe Beck

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑