O Gangster (“American Gangster”, EUA, 2007) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

[youtube QOSOYSLDuQE]

Ridley Scott tomou a sábia decisão de largar épicos bobos como “Cruzadas” e comédias chatas como “Um Bom Ano” e, vejam só, fez o melhor filme sobre a máfia dos últimos dez anos, superando até mesmo o insuperável Scorcese com o seu “Os Infiltrados” de 2006.

Baseado em fatos reais, mostra a vida de Frank Lucas, vivido por Denzel Washington em mais uma interpretação impecável, traficante empreendedor que foi até a Ásia, no meio da guerra do Vietnã, importar a mais pura heroína, tornando-se em pouco tempo o maior e primeiro traficante negro do Harlem nos fins dos anos 60.

Em paralelo, mostra a vida de um simples policial, o “Gladiador” e freqüente colaborador de Scott, Russell Crowe, o qual tenta prender os grandes traficantes de New Jersey em meio a uma corja de policiais corruptos.

A beleza de “O Gangster” está em sua fluidez narrativa contando a passagem dos anos, seus desdobramentos nas vidas profissional e pessoal dos protagonistas e coadjuvantes, bem como as conseqüências que suas ações terão. A direção segura de Scott garante momentos de drama e tensão, doses homeopáticas de violência gráfica, totalmente coerentes com o roteiro.

E mais, no último ato, a platéia é presenteada com um dos melhores diálogos do ano, entre Washington e Crowe. É muito presente pra alguém deixar de assistir a essa pérola onde não se sente o tempo passar.

Nota 10


Ficha Técnica

Elenco:
Denzel Washington
Russell Crowe
Chiwetel Ejiofor
Cuba Gooding, Jr.
Josh Brolin
Ted Levine
Armand Assante

Direção:
Ridley Scott

Produção:
Brian Grazer

Fotografia:
Harris Savides

Trilha Sonora:
Marc Streitenfeld

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Gaborin Gaboriela
    on

    Sensacional esse filme… não estava preparada para um filme tão longo, mas foi sensacional…..

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑