Giallo – Reféns do Medo (“Giallo”, Itália, 2009)

Genre :

[youtube u3kiiDw_tbA]

Existem diretores que tem um currículo tão bom que podem se dar ao luxo de fazer qualquer bobagem que dificilmente perderão o lugar de mestre. O mestre do terror Dario Argento, famoso pelos seus clássicos sanguinários da década de 70, é um deles. Se bem que com seus últimos filmes – entre eles “O Retorno da Maldição” – ele está se esforçando ao máximo para perder esse posto. Que dirá agora com Giallo.

Aqui um psicopata disfarçado de taxista seqüestra e mata mulheres bonitas na Itália e quem deve detê-lo é o agente Enzo (Adrien Brody de “Cadillac Records“) junto com a irmã da mais recente potencial vítima (Emmanuelle Seigner de “O Escafandro e a Borboleta“). O que era pra ser um suspense, de suspense não tem nada. Primeiro que o serial killer é revelado logo na primeira meia hora. Por sinal, ele se revela um debilóide de pele amarelada (daí o nome Giallo, tradução direta da cor) e vestido como se fosse um participante daquele concurso antigo do SBT, o Rambo Brasileiro. É quase impossível conceber que uma figura daquelas poderia elaborar planos meticulosos para pegar suas vítimas matá-las sem ser pego, a não ser que a polícia seja incompetente o suficiente.

Daí a questão passa a ser se o policial vai conseguir chegar à vítima antes que o serial killer a mate. Mas o filme não passa tensão suficiente para que esse seja um fator que eleve o nível da narrativa. Pelo contrário, no início do terceiro ato o imitador barato de Rambo toma uma atitude que nada tem a ver com seu modus operandi e, mesmo com um propósito até coerente, parece mais uma trapalhada. E o que dizer da subtrama careta envolvendo o protagonista apenas para justificar seu comportamento (qual?), quando na verdade é só pra rechear a trama com conteúdo vazio.

E Argento faz o que sabe fazer melhor: mão segura na câmera, travellings honestos sendo alguns até inventivos e efeitos especiais discretos, mas eficazes. Mas com o roteiro mequetrefe desses e um desfecho de dar sono, “Giallo” parece ser mais um degrau escada abaixo na carreira do diretor que já foi um Mestre.

[rating:2]


Ficha Técnica

Elenco:
Adrien Brody
Emmanuelle Seigner
Elsa Pataky
Robert Miano
Byron Deirdra

Direção:
Dario Argento

Produção:
Rafael Primorac
Richard Rionda Del Castro

Fotografia:
Frederic Fasano

Trilha Sonora:
Marco Werba

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑