Gomorra (Itália, 2008)

Genre : ,

[youtube gnmAA_MaEnM]

Analisar um filme baseado em fatos reais pode ser algo capicioso. Filmes espetaculares pode partir de fatos que não tem tanta significância para determinado público. É o caso de “Frost / Nixon“, baseado num evento que, principalmente para a geração atual não tem papel tão importante. E daí muita gente pode achá-lo fraco. Também acontece o inverso: bons filmes, mas longe de serem sensacionais, baseados em fatos tão marcantes e chocantes que o público sai com aquela impressão de ter visto uma obra prima. É o caso de Gomorra, o qual mostra em cinco histórias quase desconexas a rotina da máfia napolitana, Camorra, que, segundo a própria produção, é a mais violenta organização criminosa do mundo.

Baseado no livro de Roberto Saviano (por conta disso é ameaçado de morte pela máfia italiana), vemos como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e até depósitos clandestinos de lixo tóxico se misturam ao cotidiano de famílias pobres que vêem no dinheiro sujo, esperança de se manter.

Produção enxuta com menos violência do que se imagina, porém com uma grande carga emocional, também peca por ser longo demais (pouco mais de duas horas). Ver gente negociando vidas como se fossem frutas, abusando de menores e matando a esmo, choca. Agora por incrível que pareça, a parte mais pesada é o final, nos créditos, quando se fala que a máfia investe seu dinheiro lavado no mundo todo, inclusive na reconstrução das Torres Gêmeas. Como diz um dos personagens quando seu novo parceiro resolve desistir dessa vida: eles não criaram o sistema, mas fazem a roda girar.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Salvatore Abruzzese
Simone Sacchettino
Vincenzo Altamuro
Italo Renda
Gianfelice Imparato
Maria Nazionale
Carlo Del Sorbo
Vincenzo Bombolo
Toni Servillo
Carmine Paternoster
Salvatore Cantalupo
Alfonso Santagata

Direção:
Matteo Garrone

Produção:
Domenico Procacci

Fotografia:
Marco Onorato

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑