Guerra Sem Cortes (“Redacted”, EUA, 2007)

Genre : ,

Eu já sabia que era de Brian de Palma, mas fui conferir nos créditos finais só pra constar. Foi difícil de acreditar que o diretor de grandes clássicos como “Os Intocáveis” e de até filmes razoáveis como “Dália Negra”, tenha conseguido um resultado tão fraco.

Primeiro azar de quem for ver ao filme nos dias atuais: sendo de 2007, hoje já é extremamente datado, tanto na história quanto na técnica. A filmagem em primeira pessoa o transforma em um “Atividade Paranormal” de guerra. Quem conhece sabe que pouquíssimos diretores sabem explorar esse estilo de filmagem e de Palma não parece ser um deles. A história nem se dá ao trabalho de contar como aquela compilação de imagens do pseudo-documentário foi para junta e editada para o consumo do público. Tenta mostrar os bastidores da guerra através de um elenco canastrão, cenas de previsibilidade monstruosa e clichês do gênero que só quem nunca viu mais de dois exemplares médios do gênero vai gostar.

Para contar a história, ele adota a narrativa recorrente de produções duvidosas em primeira pessoa: passa longos períodos em um marasmo completo e rápidos momentos onde, digamos, a ação acontece. Tudo isso para parecer chocante. E de todos esses momentos há apenas um pequeno subconjunto que interessa de verdade, mais pelo susto do que pelo realmente representa.

É muito estranho que um filme chamado “Guerra Sem Cortes” não produza quase nenhum momento realmente sem cortes com a única exceção do final com as fotos reais de cadáveres vítimas da guerra. Fotos estas que, sim, apesar de fortes, estão disponíveis em qualquer banco de imagens e provavelmente já foram usadas inúmeras vezes para chocar. Mas colocar fotos polêmicas para fazer um filme de guerra ruim ficar melhor é como colocar os erros de gravação no final de uma comédia sem graça pra tentar mudar a percepção do espectador. Quanta bala perdida…
[rating:2]

Ficha Técnica

Elenco:
Izzy Diaz
Rob Devaney
Ty Jones
Anas Wellman
Mike Figueroa
Yanal Kassay
Dhiaa Khalil
Kel O’Neill
Daniel Stewart Sherman
Patrick Carroll

Direção:
Brian De Palma

Produção:
Jason Kliot
Simone Urdl
Joana Vicente
Jennifer Weiss

Fotografia:
Jonathon Cliff

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑