Um Inferno (“Hell”)

É engraçado que nossas distribuidoras nacionais traduziram “Hell” como “Um Inferno”. Sim, em inglês é isso, mas o filme é alemão e, portanto a tradução correta seria “Brilhante”, apesar de ambas fazerem sentido no contexto.

Num futuro próximo, a temperatura e intensidade do sol aumentaram de tal forma que se tornou impossível a exposição prolongada do ser humano, afetando toda a cadeia alimentar e devastando o planeta. Sobreviventes se deslocam em busca de algum lugar mais ameno para viver quando encontram criminosos que roubam e aprisionam suas vítimas.

A produção consegue achar soluções criativas para manter um bom nível sem gastar muito dinheiro. A boa fotografia desértica e o aumento do brilho das câmeras dão exatamente o tratamento que o universo do filme precisa, além do figurino aderente à natureza da trama.

A história se torna ainda mais interessante a partir da metade quando ela praticamente muda de gênero, passando da ficção apocalíptica a um terror / suspense num estilo “Massacre da Serra Elétrica” só que sem a serra elétrica e mais light (explicar mais seria entregar a melhor reviravolta do filme, mesmo esta não sendo tão imprevisível assim).

Ao mesmo tempo em que consegue criar esse clima de tensão, também perde muitas oportunidades de causar impacto seja visual ou narrativo, principalmente rumo ao final, onde o clímax fica tão diluído que dá a impressão de que ainda haverá mais alguma coisa e acaba frustrando o espectador mais exigente.

Por outro lado, o elenco comprometido passa total confiança no que se está vendo, proporcionando uma afinidade que prende o público na cadeira.

Um inferno” equilibra bons momentos e oportunidades desperdiçadas, fazendo-o mediano, porém não menos interessante.

Ficha Técnica

Elenco:
Hannah Herzsprung
Lars Eidinger
Stipe Erceg
Lisa Vicari
Angela Winkler
Yoann Blanc
Christoph Gaugler
Lilo Baur
Marco Calamandrei
Anne Hartung

Direção:
Tim Fehlbaum

Produção:
Gabriele Walther
Thomas Wöbke

Fotografia:
Markus Förderer

Trilha Sonora:
Lorenz Dangel

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑