Hidden (“Skjult”, Noruega, 2009)

Genre : , ,

Este suspense psicológico norueguês que ainda não tem título em português, mas apenas em inglês “Hidden” (o original é Skjult, sabe pronunciar?) bebe na mesma água do clássico de Alfred Hitchcock, “Psicose”. Um jovem vai para a sua cidadezinha natal por causa do falecimento de sua mãe, sendo único herdeiro de seus bens, inclusive uma casa que é a cara daquela onde morava Norman Bates. Claramente abusado na infância pela sua genitora, ele passa a ter bizarras visões ao mesmo tempo em que estranhas mortes começam a acontecer nas redondezas.

O diretor consegue unir boas tomadas, uma fotografia instigante e uma trilha sonora de peso que gera tensão no espectador. A técnica isolada em algumas cenas funciona. Contudo, isso ainda foi muito pouco para tornar o resultado satisfatório. O problema reside no ritmo da narrativa que sendo lento, usa artifícios de edição em excesso e ainda não consegue ter um timing que crie expectativa, tendo o efeito de frustração já no segundo ato.

Como se não bastasse, a reviravolta que até é interessante por conta das perguntas a) Quem está matando as pessoas e b) O que aconteceu no passado do protagonista, também fica aquém de um clímax digno pelo mesmo problema do resto do filme. O ator principal Kristoffer Joner – famoso no seu país – tenta mostrar um personagem atormentado, mas exagera nas caras, bocas e maneirismos e ao invés de ajudar, atrapalha sua própria história.

Hidden” é um daqueles casos de uma ótima premissa com ótimas ideias visuais, mas sabotada pela direção óbvia e atuação caricatural. Uma pena.
[rating:2.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Kristoffer Joner
Cecilie A. Mosli
Bjarte Hjelmeland
Marko Iversen Kanic
Anders Danielsen Lie
Karin Park
Eivind Sander
Arthur Berning
Agnes Karin Haaskjold
Andreas Haugsbø
Marius Rusti
Julie Rusti
Jon Sigve Skard

Direção:
Pål Øie

Produção:
Jan Aksel Angeltvedt

Fotografia:
Sjur Aarthun

Trilha Sonora:
Trond Bjerknes

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑