Honra ao Mérito (“Thank You for Your Service”)

Toda guerra dá uma série de histórias reais emocionantes e interessantes em que Hollywood se apropria para tentar fazer filmes tão emocionantes e interessantes quanto.

Nas guerras mais modernas, como Afeganistão, um assunto muito abordado é o stress pós-traumático, tema de uma penca de filmes como “Cherry – Inocência Perdida” ou “O Terror da Guerra”, só para citar os mais recentes. Daí, é claro, fazer filmes que ainda tenham relevância, impacto e originalidade – mesmo sendo histórias reais – se torna cada vez mais desafiador.

Esse é o caso de “Honra ao Mérito” onde amigos voltam de uma missão no Oriente Médio traumatizados pelos horrores da guerra e tem que lidar com a assustadora experiência de dividir seus sentimentos com a família, arranjar empregos e lidar com o duro sistema para veteranos nos EUA.

Capitaneando o elenco, Miles Teller – que vem se dedicando mais ao drama como em “Homens de Coragem” – é Adam que ao voltar para sua esposa (Haley Bennett de “Cyrano”) e filhos, enfrenta toda essa barra já citada e ainda precisa ajudar seus amigos que estão em piores condições.

O filme segue burocrático com enorme previsibilidade por mais que o elenco tente (e consiga) atuações muito boas, dos protagonistas aos coadjuvantes. Como já disse, há mais um problema de recair em lugares comuns do que na qualidade em si. Sempre vai ter o soldado que vai se dar mal, aquele que fica na beira do penhasco e o problemático que encontra a redenção, o que praticamente resume o trio de personagens do qual se conta a história.

Seus realizadores focaram mais nesse drama do pós-guerra do que em cenas de ação. Tanto que há apenas uma delas que é repetida duas vezes sob ângulos diferentes, no primeiro e no último ato como artifício narrativo.

Interessante antes dos créditos finais ver o destino dos personagens reais, mas não tira o fato de que “Honra ao Mérito” é apenas mais uma boa história a ser contada sem que tenha um diferencial que o deixe em patamar superior.

Curiosidades:

– A comediante Amy Schumer que aqui faz um papel dramático, doou todo o seu cachê para ONGs de ajuda aos veteranos americanos.
– Scott Haze que trabalhou com Miles Teller em “Homens de Coragem” passou 1 mês confinado numa cadeira de rodas em preparação para seu papel nesse filme.
– O Centro de Reabilitação The Pathway Home que é citado no filme, existe de verdade.
– O verdadeiro Adam Schumann faz uma participação como o soldado que checa a arma de Adam (Teller) quando ele volta para casa no início do filme.

Ficha Técnica

Elenco:
Miles Teller
Beulah Koale
Joe Cole
Scott Haze
Haley Bennett
Amy Schumer
Omar J. Dorsey
Keisha Castle-Hughes
Brad Beyer
Kerry Cahill
Stella Pileggi
David Morse

Direção:
Jason Hall

Produção:
Jon Kilik

Fotografia:
Roman Vasyanov

Trilha Sonora:
Thomas Newman

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram