Imaginaerum

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2012

Vocês conhecem o Nightwish? É essa banda aqui. É uma banda finlandesa de metal sinfônico formada em 1996. E das boas! Em 2011 eles lançaram seu sétimo disco chamado Imaginaerum e, pasmem, quiseram fazer um filme sobre o álbum.

Eles contrataram o conterrâneo diretor novato Stobe Harju pra conduzir a história sobre um compositor idoso que em estado terminal, luta com sua consciência para entender seus sonhos numa fantasia abstrata, enquanto âmbito real, sua esposa e filha se digladiam verbalmente trazendo a tona questões paternais como criação e abandono.

No meio entre a fantasia e realidade, a banda aparece tocando várias músicas de seu álbum, introduzindo-as organicamente na narrativa.

Se tem um ponto positivo é que mesmo sendo uma produção de baixo custo, os efeitos especiais do sonho do protagonista – onde o espectador passa a maior parte do tempo – são inventivos e eficazes.

E seria ótimo se a história não fosse fragmentada, cheia de lacunas, morosa e insossa. Infelizmente para quem não é fã incondicional da banda, mesmo com o espetáculo visual que eles procuram fazer (e nem sempre conseguem), assistir a essa produção é quase um suplício, até porque o quesito principal é se identificar com as músicas mais do que com a premissa em si. E sabe Deus quem são os heróis que conseguem. O pior é que nas mãos de realizadores mais competentes, não só daria um bom filme como até existem obras com temáticas parecidas.

Se a missão de “Imaginaerum” era fazer outras pessoas se interessarem pela banda, foi um fracasso. Se era apenas um agrado visual para os fãs hardcore, pode até ter tido êxito. Acho que não preciso mais dizer nada.

Pra quem quer conhecer o trabalho da banda pra pegar um fôlego antes de assistir o filme, aperte o play:

Ficha Técnica

Elenco:
Marianne Farley
Quinn Lord
Francis X. McCarthy
Ilkka Villi
Joanna Noyes
Keyanna Fielding
Stéphane Demers
Ron Lea
Hélène Robbie
Tuomas Holopainen

Direção:
Stobe Harju

Produção:
Neil Dunn
Jukka Helle
André Rouleau
Markus Selin

Fotografia:
Benoit Beaulieu

Trilha Sonora:
Petri Alanko
Nightwish

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑