Indomável Sonhadora (“Beasts of the Southern Wild”)

Genre :
Actor :
Director :
Country :
Release Date : 2012

Uma fábula dramática sobre a extrema dificuldade de uma comunidade vista pelos olhos de uma criança. Hushpuppy (a então mais nova atriz a ser indicada ao Oscar Quvenzhané Wallis) mora numa área de risco no braço de um dos rios de Louisiana carinhosamente apelidado de Bathtub (Banheira), uma bacia sujeita a alagamentos constantes. Com a mãe desaparecida e um pai com problemas psicológicos, ela tenta se manter sã com os surtos violentos do pai, as constantes ameaças de enchentes e com o riscos de despejo pelas autoridades. E conta a sua história como um conto mágico povoado por ferozes criaturas.

É daqueles filmes em que todos os aspectos – técnicos e narrativos – foram potencializados e transformam a história em uma experiência cinematográfica emocionante e visual. A atriz mirim é um prodígio. Mais expressiva do que muita gente graúda por aí, ela nos conquista e nos arrebata logo nos primeiros minutos de projeção e não deixa a peteca cair até o fim.

A fotografia do ainda desconhecido Ben Richardson consegue transformar um cenário miserável numa paisagem quase de sonhos, como se ele conseguisse dar uma ordem ao caos ou pelo menos transformá-lo em algo belo e sensível. O estreante em longas metragens Benh Zeitlin e que é um dos compositores da trilha que ainda aguça as emoções passadas pela produção une todos os elementos para dar à história esse tom de fábula sem tirar o devido peso dos acontecimentos dramáticos da história da nossa pequena heroína.

De tantas cenas tocantes, destaque para a que Hushpuppy entra num bar e compara uma das prostitutas do lugar com sua desaparecida mãe. É de derreter os mais rochosos corações.

Indomável Sonhadora” lembra muito “As Aventuras de Pi” nessa combinação visual-narrativa que se transforma numa bela fábula quase etérea que transborda emoção. Obrigatório para os cinéfilos.

Ficha Técnica

Elenco:
Quvenzhané Wallis
Dwight Henry
Levy Easterly
Lowell Landes
Pamela Harper
Gina Montana
Amber Henry

Direção:
Benh Zeitlin

Produção:
Michael Gottwald
Dan Janvey
Josh Penn

Fotografia:
Ben Richardson

Trilha Sonora:
Dan Romer
Benh Zeitlin

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑