Instinto de Vingança (“Tell Tale”, Inglaterra / EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

No cinema, realidade é uma questão de contexto. Por exemplo: é perfeitamente aceitável que “De Volta para o Futuro” gire em torno de uma máquina do tempo. Mas seria um absurdo se no meio do enredo aparecesse extraterrestres para seqüestrar Marty McFly. Já Instinto de Vingança sofre desse mal.

Josh Lucas (“Juntos Pelo Acaso“) é Terry, um pai solteiro que recebeu um coração de um doador desconhecido num transplante. Meses depois, ao cruzar com um enfermeiro, seu coração dispara e ele descobre que o indivíduo está ligado à morte de seu doador. Terry então sente um estranho impulso de matá-lo e faz o trabalho, descobrindo ainda que há uma gangue envolvida no misterioso assassinato. Seu coração vai levá-lo a cada um dos integrantes da quadrilha a fim de eliminá-los.

O ponto de absurdo aí é a tentativa frustrada do roteiro de explicar esses impulsos assassinos através da biologia. Chegam no cúmulo de dizer que o coração fez com que o tipo sanguíneo de Terry mudasse, como se isso servisse de alguma elucidação. Talvez uma possessão espiritual fosse até mais crível, dado o contexto. Pior, só o fato de um inexperiente como Terry conseguir matar tanta gente sem que haja nenhuma testemunha (roteiro tenta burlar esse argumento com êxito irregular). Mas nada se compara com o inviável terceiro ato na cena da banheira, quando o roteiro perde toda a sua credibilidade. Ainda tem uma subtrama da filha dele com uma rara doença degenerativa que, apesar de tocante, pouco contribui pra narrativa principal.

Já nos aspectos técnicos, a direção e a fotografia contribuem para deixar o filme sombrio e claustrofóbico. Também destaque para o som que, mesmo associado a eventos incoerentes, se funde a imagem para gerar a tensão mais do que necessária num suspense.

Mas o que talvez salve “Instinto de Vingança” do desastre seja seu último minuto, onde há a maior revelação e é a única linha onde o roteiro acerta em cheio. Pra quem gosta do gênero esse minuto já pode valer assistir ao filme inteiro e ficar com vontade de ver mais. Pena que é 1 minuto contra os outros 92 minutos.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Josh Lucas
Lena Headey
Brian Cox
Beatrice Miller
Jamie Harrold
Michael K. Williams
Pablo Schreiber
Tom Riis Farrell
Ulrich Thomsen
Dallas Roberts
Cassandre Feiring
Scott Winters

Direção:
Michael Cuesta

Produção:
:Michael Costigan
Ridley Scott
Martin Shore
Tony Scott
Christopher Tuffin

Fotografia:
Terry Stacey

Trilha Sonora:
David Buckley

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram