Irma Vap – O Retorno (Brasil, 2006)

Genre :

[youtube 2WIu5goNbs0]

O Mistério de Irma Vap” é a peça brasileira de maior sucesso de todos os tempos. Ficou 11 anos em cartaz e está no Guiness Book como a de maior duração com o mesmo elenco (Marco Nanini e Ney Latorraca). Não tive a oportunidade de assistir, mas a voz do povo é a voz de Deus. Com esse time ganhando, porque cargas d’água foram fazer um filme tão ruim a respeito de uma peça com tanto sucesso? Só se for pra se aproveitar dos pobres espectadores.

A história, confusa o bastante, é assim: no universo dessa comédia chula, “O Mistério de Irma Vap” foi um fracasso e, por conta da pressão um dos membros morre do coração. Daí o outro resolve remontar a peça com atores mais jovens. Mas eles não são nem Nanini nem Latorraca. Eles interpretam, cada um, dois outros personagens. Chega uma hora onde ninguém entende nada, artistas entram e saem da história sem dizer adeus e pela conveniência do roteiro (que roteiro?). Mais sacal ainda é ver os inúmeros ensaios por Thiago Fragoso e Fernando Caruso (aquele do “Zorra Total”).

É extremamente mal dirigido por Carla Camurati e usa câmeras lentas para corrigir as próprias falhas (repare no início a cena em que a personagem de Arlete Salles acena de costas para Marcos Caruso e com a câmera lenta, é inserida artificialmente sua voz dizendo ‘Eu quero que a peça seja remontada‘) – um horror!

Agora o mais impressionante é que, com todo o amadorismo, Nanini e Latorraca estão ótimos e mais, os efeitos especiais da duplicação de atores está ótimo, inclusive com a interação do mesmo objeto pelo mesmo ator na mesma cena interpretando personagens diferentes, o que lembra o melhor de “De Volta para o Futuro 2”. Mas é só. No fim, não há nada mais desinteressante a se fazer do que ver “Irma Vap – O Retorno“. Estragaram o legado da peça.

[rating:1]


Ficha Técnica

Elenco:
Marco Nanini
Ney Latorraca
Thiago Fragoso
Marcos Caruso
Fernando Caruso
Leandro Hassum
Pedro Henrique
Guida Vianna
Miguel Magno
Luísa Arraes
Maria de Sá
Arlete Salles
Cavalinho
Francisco Milani
Marieta Severo
Diogo Vilela
Louise Cardoso
Paulo Betti
Pedro Bial

Direção:
Carla Camurati

Produção:
Bianca Costa
Fernando Libonati
Carla Camurati
Marco Nanini

Fotografia:
Lauro Escorel

Trilha Sonora:
Guto Graça Melo

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑