Jane Eyre (2011, EUA / Inglaterra)

Genre : ,

Finalmente Mia Wasikowska de “Minhas Mães e Meu Pai” diz a que veio. Ela interpreta com maestria a Jane do título, uma jovem que passou uma série de injustiças quando criança, até que foi ser governanta numa grande mansão. Então se apaixona pelo seu senhorio Rochester (Michael Fassbender de “Centurião”, cada vez mais requisitado) e seu amor é correspondido. Entretanto, este homem guarda um segredo que põe em risco esse romance.

Situado no século XVIII, a produção tem uma reconstituição e design dignos de Oscar, além da bela fotografia do brasileiríssimo Adriano Goldman de “Romance” e um elenco bastante afiado com destaque para decana Judi Dench (que vive outro belo papel em “J. Edgar”). Sendo uma refilmagem do clássico de 1944, este porém não se recicla e perde a oportunidade de causar impacto no público. É que o tal segredo, apesar de ser gritante para o tempo em que se passa o filme e, de certa forma, ter seu apelo para a década de 40, chega a 2012 já um tanto banalizado pela própria evolução (será esse mesmo o nome?) da sociedade.

O diretor de curta metragens estreante no cinema Cary Fukunaga até tentou imprimir certo suspense com a alternância de tempos entre presente, passado e futuro, mas pouco conseguiu. O primeiro ato, onde o espectador deveria ter empatia pelos tais maus tratos sofridos pela protagonista também parecem brandos demais e, inclusive, passam a impressão – com exceção de uma cena – que todas as suas colegas sofreram mais que ela.

De qualquer maneira, sabe-se que um filme é bom quando mesmo longo, conseguimos assisti-lo sem cansar. Com todos os seus deslizes, “Jane Eyre” cumpre a promessa difícil de fazer o espectador se interessar por uma história datada e que tem um final ao mesmo tempo épico e intimista. Para aqueles que se aventuram fora do eixo comercial.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Mia Wasikowska
Michael Fassbender
Jamie Bell
Judi Dench
Su Elliot
Holliday Grainger
Tamzin Merchant
Amelia Clarkson
Craig Roberts
Sally Hawkins
Lizzie Hopley
Jayne Wisener
Freya Wilson
Emily Haigh
Simon McBurney
Freya Parks

Direção:
Cary Fukunaga

Produção:
Alison Owen
Paul Trijbits

Fotografia:
Adriano Goldman

Trilha Sonora:
Dario Marianelli

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑