Jogos do Poder (“Charlie Wilson’s War”, EUA, 2007) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

[youtube j53YLMko3QE]

Fazer uma comédia de um fato histórico que ecoa até hoje sob a forma do Al Quaeda e da Guerra no Iraque não é para os fracos. Mike Nichols (de “Closer – Perto Demais“) consegue esse feito com relativo sucesso.

Dispensando apresentações, Tom Hanks é Charlie Wilson, congressista fanfarrão e polêmico que segundo as más línguas ‘seu maior feito em seis mandatos foi ter sido reeleeito cinco vezes‘. Porém, se comove com as condições do povo afegão após a invasão da União Soviética no início dos anos 80 e, entre trancos, barrancos e muitas confusões, arma uma aliança com o Oriente Médio com o apoio de uma influente mulher do Texas (a ainda “Linda Mulher” Julia Roberts) e um desbocado agente da CIA (Philip Seymour Hoffman de “Capote“).

O primeiro ato é um tanto confuso com diálogos e passagens rápidas que pode fazer o expectador se perder. Mas não tema, pois com desenvolvimento da trama, todos conseguem se localizar. O filme é marcado por diálogos memoráveis, como o citado no início da resenha, principalmente de forma sarcástica e cáustica a fim de gerar a tal comédia que o diretor pretende. Mas ele não se furta de mostrar os horrores de uma guerra que não tem nada de cômica, mas muito de trágica.

Hanks e Hoffman dão um show na caracterização de seus personagens e protagonizam os melhores momentos. Talvez faltou o roteiro investir um pouco mais da polêmica do protagonista, já que apesar de na vida real o político ser viciado em cocaína e, apesar de isso ser citado do filme, o personagem no máximo toma uísque apenas e nada mais. Para as platéias que querem mais que comédias rasteiras.

Lembrando apenas que foi essa ação de armamento e treinamento do Afeganistão patrocinado pelos EUA que “formou” um jovem chamado Osama Bin Laden. E o resto é história…

Nota 6,5


Ficha Técnica

Elenco:
Tom Hanks
Julia Roberts
Amy Adams
Philip Seymour Hoffman
Emily Blunt
Ned Beatty

Direção:
Mike Nichols

Produção:
Gary Goetzman
Tom Hanks

Fotografia:
Stephen Goldblatt

Trilha Sonora:
James Newton Howard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑