Jogos Mortais – O Final (“Saw – 3D”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Em um determinado momento da terceira parte de “Jogos Mortais”, Jigsaw diz pra Amanda que está decepcionado, pois com o tempo, ela se desviou do objetivo principal do jogo que era dar chance às pessoas de salvarem suas vidas através de provações, para simplesmente matar aqueles escolhidos pelos seus pecados. A partir de seu quarto filme, a própria saga seguiu esse caminho de se desvencilhar de seu objetivo principal através da inserção de novos e desnecessários elementos.

Até chegar aqui, o seu derradeiro final (pelo menos é o que está no título), onde apenas responde à questão: como enfileirar sanguinárias cenas com os tais jogos escrevendo o mínimo de história? Hoffman escapa da armadilha que Jill (esposa de Jigsaw) preparou e jura vingança. Um novo personagem, Bobby (Sean Patrick Flanery de “Corvos“) ficou rico depois que mentiu dizendo que foi um sobrevivente dos jogos de Jigsaw, só para em seguida servir de cobaia para o principal jogo do filme. E, como sempre, há um policial que quer pegar o psicopata. A bola da vez é o agente Gibson (Chad Donella que já fez um sem número de participações em séries para TV, incluindo “Smallville” e “Lost“).

Apesar de trazer algumas das melhores cenas de carnificina da série, o que é potencializado pelo efeito 3D, o saldo final é exatamente o mesmo de seus antecessores. Não só o espectador já fica na certeza de estar assistindo apenas a uma seqüência de mortes bem elaboradas sem a mínima esperança de sobrevivência (o que tira grande parte da tensão), como também quase (digo quase) pode prever quem vai sobrar no final. A única surpresa é a volta de um dos personagens do episódio que deu origem à saga. Mesmo sendo deliciosamente nostálgico, fica claro que foi apenas uma tentativa do roteiro de dar um gás nesta última parte que carece, e muito, de reviravoltas inteligentes.

É inevitável ver “Jogos Mortais – O Final” para quem já acompanhou a série até então, o qual é subconjunto dos que adoram terror ou simplesmente efeitos especiais de dilacerações e afins. Pena que esse é o único presente que Jigsaw pode dar.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Tobin Bell
Costas Mandylor
Cary Elwes
Betsy Russell
Sean Patrick Flanery
Gina Holden
Chad Donella
Laurence Anthony
Dean Armstrong
Naomi Snieckus
Anne Lee Greene
Rebecca Marshall
Sebastian Pigott
Gabby West
Chester Bennington

Direção:
Kevin Greutert

Produção:
Mark Burg
Oren Koules

Fotografia:
Brian Gedge

Trilha Sonora:
Charlie Clouser

 

2 Comments

Leave us a comment

  • marcos
    on

    Sinceramente, eu amei o filme! Na verdade teve emoção do começo ao fim. Sabe, as pessoas só sabem reclamar. Mas vcs esperavam o quê do filme?????

    SPOILER
    SPOILER
    SPOILER

    Além do mais, a única surpresa pra mim foi o Hoffman ter sido pego pelo Gordon e ter ficado preso na salinha para que o jogo acabasse.

    Pq não era surpresa o Gordon estar vivo, pois um dos trailers já anunciava a sua volta, antes da estreia.

  • Daniel BZ
    on

    O filme eh bom. E em 3D ficou muito bagaceira aqueles pingos de sangue e tripas pulando pela tela… O sete nao eh o melhor da serie quanto a historia mais quanto a dilaceração e violencia ficou show… E concordo no que Aldo disse sobre os jogos depois do terceiro, mas acho que isso no fundo no fundo eh de proposito para mostrar que Jigsaw de verdade só teve um o resto foi somente assassinos que usavam o objetivo de Jugsaw pelo mero prazer de matar. Jigsaw eh insubistituivel mesmo apos a sua morte. Os outros são somente especialistas em fazer mortes bizarro. Si o Filme continua como esa sendo mostrado de as vitimas de jugsaw serem seus sucessores a seria nao vai terminar nunca, so na reuniao desse filme tinha mais de 10 sobreviventes fora o Bobby que nao si sabe o q ocorreu com ele depois.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑