Justiça sem fronteiras (“Saint Judy”)

Genre :
Actor : , , , , ,
Country :
Release Date : 2018

Uma das tramas queridinhas de drama de tribunal baseado em fatos reais em Hollywood é quando uma decisão judicial consegue mudar toda a legislação americana, visto que o sistema de jurisprudência lá é muito forte, com um código jurídico bem mais compacto que o brasileiro.

Essa é a história da advogada Judy Wood, aqui interpretada por Michelle Monaghan, do remake de “Jovens Bruxas”, advogada determinada que muda de cidade por causa da guarda compartilhada do filho e vai trabalhar com direito de imigração.

Então ela pega um complexo caso de uma afegã (Leem Lubany de “Rock em Cabul”) pronta para ser deportada – o que poderia significar sua morte pelo Talibã – e faz de tudo para garantir sua cidadania americana.

A história é tocante, tanto pela turbulência da protagonista em gerir sua vida profissional e pessoal com pouco dinheiro e sem cobrar de seus clientes, tal qual enfrentando todos os obstáculos, que não são poucos. O desfecho padrão mostrando a Judy da vida real é clichê, mas sempre muito bem vindo.

Só que o roteiro inteiro também é clichê e a direção faz questão de apontar toda a “santidade” da advogada, inclusive com uma trilha sonora que beira o gospel. Inclusive há algumas discussões relevantes sobre esse equilíbrio entre se doar totalmente ao trabalho e aos clientes enquanto a família fica de lado, mas ela nunca é aprofundada ao ponto de se entender as consequências dessas atitudes. Pior: o filme dá um jeito de minimizar todas as falhas da protagonista num último ato cheio de redenção e teatralidade quando reúne todos os personagens que passaram em cena.

Justiça Sem Fronteiras” vale a pena pela história e pela lição, mesmo que a condução narrativa consiga cair em todos os lugares comuns que o subgênero de superação pode imaginar.

Ficha Técnica

Elenco:
Michelle Monaghan
Leem Lubany
Common
Alfred Molina
Alfre Woodard
Ben Schnetzer
Gabriel Bateman
Waleed Zuaiter
Mykelti Williamson
Peter Krause
Aimee Garcia
Kevin Chapman
Gil Birmingham
Roxie Hanish
Rob Brownstein
Fahim Fazli
Samira Izadi

Direção:
Sean Hanish

Produção:
Sean Hanish
Paul Jaconi-Biery

Fotografia:
Richard Wong

Trilha Sonora:
James T. Sale

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑