Licorice Pizza

Garoto conhece garota. Garota conhece garoto. E é aí que entra o cineasta Paul Thomas Anderson de “Trama Fantasma” com sua abordagem sempre profunda do ser humano para tornar uma história que poderia ser meramente comercial, num estudo de personagens através de eventos episódicos na década de 70.

Sempre me incomodei com comédias românticas ou filmes em geral onde o casal que vai se formar é de alguma forma incompatível socialmente, mas o roteiro não se preocupa com isso e os une à força. Um tipo de incompatibilidade social é quando o homem é muito mais jovem que a mulher. Anderson discute justamente como a mente do casal é trabalhada ao longo de uma relação de amizade para que duas pessoas nesse perfil possam evoluir para um namoro.

Filme de estréia de Cooper Hoffman, filho do saudoso ator Philip Seymour Hoffman falecido em 2014 e que era um dos melhores amigos do diretor Paul Thomas Anderson. Ele é Gary, de 15 anos (apesar de um corpo de mais velho – ele tem 18 na realidade agora), um ator mirim e oportunista que conhece na escola a jovem Alana (Alana Haim, seu nome mesmo) de 25 anos, trabalhando em um estúdio de fotografia.

Gary se apaixona de cara, mas obviamente Alana não se interessa até pela diferença de idade, mas ainda assim começam uma amizade que os vai levar a uma série de episódios engraçados e dramáticos, trabalhando o psicológico de ambos para decidirem qual o futuro para eles.

O diferencial do roteiro está nessa evolução e em quais elementos contribuem ou desagregam para aproximação de ambos numa jornada pessoal de autodescobrimento. Daí o cineasta coloca seu toque pessoal com a estilização dos anos 70, chama Bradley Cooper (“O Beco do Pesadelo”) e Sean Penn (“O Gênio e o Louco”) para participações mais que especiais e ainda coroa com uma trilha sonora sensacional de Jonny Greenwood que também está no concorrente ao Oscar em “O Ataque dos Cães”.

Licorice Pizza” eleva o patamar de uma comédia romântica com absurda profundidade que a afasta do comercial, mas que faz um ótimo arco emocional de personagens sem perder o bom humor e ainda consegue discutir, ainda que superficialmente, alguns temas relevantes da nossa sociedade atual.

Curiosidades:

– A família de Alana é sua família de verdade! E todos os nomes, incluindo o dela, são seus nomes verdadeiros!
– A mãe de Alana foi professora do diretor Paul Thomas Anderson que tinha um crush nela. Parte da história é baseado nessa relação.
– Alana e suas irmãs formam a banda de rock Haim (sim, o sobrenome delas) e Paul Thomas Anderson já dirigiu alguns clipes da banda.
– O vendedor de colchões que Gary encontra numa cena é ninguém menos que o pai de Leonardo DiCaprio! Ele ficou muito conhecido na época como um artista plástico do underground.
– A cena em que Alana dirige um caminhão foi feita sem dublê, isto é, é ela mesma dirigindo.
– No início vemos um show chamado The Carol Burnett Show onde Gary é um dos artistas. Esse show existiu de verdade iniciando em 1967 e o narrador era Ernie Anderson, o pai do diretor Paul Thomas Anderson.
– Nesse filme Bradley Cooper faz o papel de Jon Peters que produziu “Nasce Uma Estrela” em 1976. Coincidentemente Bradley Cooper produziu a nova versão de “Nasce Uma Estrela” de 2018.
– Licorice Pizza era o nome de uma cadeia de lojas de discos da época. Discos são feitos de vinil, material que desempenham um papel relativamente importante na trama. Os discos eram chamados de LP (Long Play) que nos EUA tiveram a gíria de Licorice Pizza por causa das mesmas iniciais.
– A audição para um filme que Alana faz com o personagem de Sean Penn é baseada no filme “Interlúdio de Amor” de 1973 (ano em que se passa o filme) dirigido por Clint Eastwood. O diálogo que o personagem de Penn fala é exatamente parte desse filme.
– A mãe do protagonista Cooper Hoffman, Mimi O’Donnell faz uma aparição como uma das repórteres na coletiva do vereador Joel Wachs. E a irmã dele aparece como uma das artistas na apresentação do “The Jerry Best Show”.
– Na cena em que Alana diz que tem 28 anos e depois corrige para 25 foi um erro real (ela tinha 28 na época). Como ela não quebrou o personagem, o diretor resolveu deixar a cena como estava, pois gostou muito do contexto.
– A diferença entre o casal de personagens (ele 15 e ela 25) é a mesma dos artistas na realidade (ele 28 e ela 28).
– O namorado de Alana Haim, Ariel Rechtshaid aparece numa cena rapidamente falando ao telefone enquanto Alana e Gary saem correndo de uma estação de rádio.
– Na cena em que o personagem Bradley Cooper tenta adivinhar o aniversário de Alana, ele improvisa (o roteiro pediu) e disse 15/12. O aniversário de Alana Haim é 15/12. Ou seja, ele errou por 2 dias.
– Na cena do restaurante, o personagem de Sean Penn fala sobre um filme que ele faz e começa a recitar diálogos desse filme que ele chama de “As Pontes de Toko-San”. O filme é baseado em “As Pontes de Toko-Ri” de 1954 e os diálogos são os mesmos. Ele chama Alana de Grace Kelly várias vezes, porque Kelly é uma das atrizes desse filme.

Ficha Técnica

Elenco:
Alana Haim
Cooper Hoffman
Sean Penn
Bradley Cooper
Tom Waits
Benny Safdie
Skyler Gisondo
Maya Rudolph
John C. Reilly
John Michael Higgins
James Kelley
Este Haim
Danielle Haim
John Michael Higgins
Yumi Mizui
Mary Elizabeth Ellis
Emma Dumont
Christine Ebersole
Erica Sullivan
Iyana Halley
George DiCaprio
Emily Althaus
Brian Kehew
Bottara Angele
Laura Louise
Lakin Valdez
Isabelle Kusman
Ray Nicholson
Megumi Anjo
Nate Mann
Jon Beavers
Joseph Cross

Direção:
Paul Thomas Anderson

Produção:
Paul Thomas Anderson
Sara Murphy
Adam Somner

Fotografia:
Paul Thomas Anderson
Michael Bauman

Trilha Sonora:
Jonny Greenwood

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram