Longe Dela (“Away From Her”, Canadá, 2006)

Genre : ,

Não é fácil passar para o cinema momentos marcantes da vida, mas que ficam distante da realidade de muitos. E a atriz Sarah Polley (“A Vida Secreta das Palavras“) pegou esse desafio logo na sua estréia como diretoria.

Um casal de idosos Gordon Pinsent (da extinta série “Due South“) e Julie Christie (parceira de Polley em “A Vida Secreta das Palavras“) chega num dilema onde a esposa começa a sofrer do Mal de Alzheimer e depois de muito pensar e de ter seus sintomas agravados, ela decide se internar numa clínica sob protesto do marido. Ele é obrigado pelas leis do estabelecimento a ficar 30 dias longe dela. Na sua primeira visita, o marido descobre que esse período foi suficiente para que a doença chegasse no ponto dela esquecer quem ele era e pior: aproximar-se de outro senhor interno. Então ele vive o inferno de não conseguir reverter esse quadro tendo que conviver com o fato de que ela, sem culpa alguma, pode ter se apaixonado por outro dentro da instituição.

Como se vê, é um filme com um público alvo reduzido, mas sua linguagem foi tão universal que consegue arrematar qualquer que seja o espectador. Polley parece dominar a câmera e conta com uma fotografia competente ao retratar a clínica como algo longe de ser sombrio. Pelo contrário, iluminado ao ponto de se parecer um paraíso, mas ao mesmo tempo ciente da tristeza que envolve o recinto. Sua outra decisão acertada foi a de fragmentar a narrativa, apenas para presenciar uma pequena, porém simbólica reviravolta em seu segundo ato.

A dupla de protagonistas exala química e intimidade e Julie Christie justifica com palmas seu Globo de Ouro e sua Indicação ao Oscar e ao BAFTA pela produção. Ainda sim, Pinsent com sua presença contida em tela, também transparece o que pode ser o maior sacrifício que um homem pode fazer pela amada.

Longe Dela” lembra muito “Diário de uma Paixão” logicamente na fase madura, porém consegue ser mais pé no chão, menos meloso e, ainda sim, tão sensível quanto. Isso porque reconhece um casamento longo e cheio de erros como tantos outros. Mas também preserva a filosofia de que o amor é maior que tudo. Um romance que ultrapassa a barreira da idade, acertando no alvo: o coração da platéia.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Gordon Pinsent
Julie Christie
Stacey LaBerge
Olympia Dukakis
Deanna Dezmari

Direção:
Sarah Polley

Produção:
Daniel Iron
Simone Urdl
Jennifer Weiss

Fotografia:
Luc Montpellier

Trilha Sonora:
Jonathan Goldsmith

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑