Machete (EUA, 2010)

Genre :

Machete é um personagem secundário de vários filmes de Robert Rodriguez desde que apareceu pela primeira vez no infantil “Pequenos Espiões”. Quando fez o segmento “Planeta Terror” para “Grindhouse”, a parceria com Quentin Tarantino, Machete voltou em forma de um dos fake-trailers da produção.

Finalmente surgiu a oportunidade para Rodriguez de fazer com que Machete, ou seu primo Danny Trejo, protagonizasse um longa-metragem, inspirado no próprio trailer feito anteriormente. Ele é um policial que se vê numa emboscada criada pelo mafioso Torrez (Steven Seagal de “Os Mercenários”).

Tempos depois, ainda vivo, sabe-se Deus como, ele vaga numa cidadezinha fronteiriça com o México. Eis que então é contratado pelo vilão Michael Benz (Jeff Fahey de “Planeta Terror”) para matar um importante político (pasme, Robert De Niro de “Sem Limites”). Mais uma vez Machete cai numa armadilha e deve contar com a gatíssima policial Santana (que nome foram dar pra personagem da Jessica Alba de “Idas e Vindas do Amor”, hein?), pra limpar a sua barra e prender os bandidos.

Rodriguez tem uma mão boa pra esse tipo de trash movie e faz o que sabe fazer melhor. Se não há nenhum tipo de inovação técnica ou narrativa, também não há nenhum momento constrangedor que comprometa a direção. Muita violência gráfica e efeitos especiais propositalmente toscos que os fãs vão amar. Talvez o principal defeito é não ter entendido que as referencias pop tão cultuadas pelo seu parceiro Tarantino servem para agregar a narrativa, mas não para que a narrativa seja refém delas.

Apesar de ser um filme “menor”, ainda sim “Machete” consegue ser diversão garantida para quem gosta de trash, Rodriguez ou pra quem quer ver atores do primeiro time de Hollywood fazendo um filme tão, digamos, peculiar.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Danny Trejo
Michelle Rodriguez
Jessica Alba
Robert De Niro
Lindsay Lohan
Steven Seagal
Cheech Marin
Don Johnson
Jeff Fahey
Rose McGowan
Carlos Gallardo

Direção:
Robert Rodriguez
Ethan Maniquis

Produção:
Robert Rodriguez
Quentin Tarantino
John Debney
Rick Schwartz
Aaron Kaufman
Iliana Nikolic
Elizabeth Avellan

Fotografia:
Jimmy Lindsey

Trilha Sonora:
John Debney

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑