Maldito Futebol Clube (“The Damned United”, Inglaterra, 2009)

Genre : ,

A mesma equipe que fez o premiadíssimo “Frost / Nixon” se junta novamente para conta a trajetória do polêmico técnico inglês Brian Clough, interpretado por Michael Sheen, o qual levou o Derby, lanterna da terceira divisão para a vitória, porém depois quase destruiu o grande Leeds United por causa de sua maneira pouco ortodoxa de treino e de sua arrogância com jogadores, parceiros e até os dirigentes dos clubes.

O pano de fundo é uma rivalidade pessoal que ele tinha com seu antecessor no Leeds, Don Revie (Colm Meaney de “Código de Conduta“) e o contraponto de sua amizade com Peter Taylor (Timothy Spall de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe“), seu maior colaborador e dito por muitos o melhor caçador de talentos da Inglaterra, sendo o temperamento de ambos diametralmente opostos.

Os dois trunfos da produção inglesa se concentram na atuação de Sheen e na direção. Sheen mais uma vez demonstra ser um ator camaleônico que, quando escolhe bem seus projetos, consegue carregar um filme inteiro nas costas, como o faz aqui. A direção de Tom Hooper (“Sombras do Passado“) consegue dar um arco dramático para um ‘filme de esportes’ que foge da mesmice graças a diversas técnicas associadas a um roteiro muito bem amarrado. Extremamente eficaz quando os jogos não são mostrados, mas apenas o placar, fazendo o espectador imaginar como foi a decepção ou euforia do time e equipe técnica dentro de campo; ou a passagem do tempo alternada como um timing eficiente; e até mesmo a maneira encontrada de mostrar o posicionamento dos times na tabela do campeonato inglês.

Relembra em muitos momentos o próprio “Frost / Nixon“, como na cena da ligação entre Clough e Revie ou até mesmo no duelo entre eles num programa de TV. Destaque para os créditos finais com fotos dos personagens na vida real e para os extras do DVD com um ótimo featurette sobre a construção do protagonista. Fugindo de alguns clichês e abraçando outros, “Maldito Futebol Clube” é bastante recomendado, tanto para os torcedores do esporte quanto para os apreciadores de um bom cinema.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
RyMichael Sheen
Timothy Spall
Colm Meaney
Jim Broadbent
Henry Goodman
Maurice Roeves
Stephen Graham
Brian McCardie
Peter McDonald
Giles Anderson
Mark Bazeley
Martin Compston
Joe Dempsie
David Roper

Direção:
Tom Hooper

Produção:
Andy Harries

Fotografia:
Ben Smithard

Trilha Sonora:
Liz Gallacher
Rob Lane

 

1 Comment

Leave us a comment

  • silvio3611
    on

    Acho o cinema britânico foda, principalmente quando fazem filmes sobre futebol, drogas ou hooligans, gostei bastante também do Football Factories.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑