Mamute (“Mammuth”)

Genre :
Actor :
Director : ,
Country :
Release Date : 2010

Independente do gênero, todo road movie é uma espécie de jornada de auto descobrimento do personagem ou de um conjunto. Assim, há uma série de elementos externos nessa viagem que contribuem para a redenção de pelo menos um dos presentes na produção. Isto é, para que esta tenha seu sentido, é preciso que haja um nexo causal entre os acontecimentos e o estado evolutivo do protagonista.

É o que não acontece em “Mamute”: Gérard Depardieu (“As Aventuras de Pi”) é Serge, que pela sua corpulência foi “carinhosamente” apelidado de Mamute. Ele é um truculento trabalhador de um açougue que se aposenta e que para receber sua aposentadoria deve entregar uma papelada ao banco. O problema é que ele nunca recolheu os devidos documentos de seus empregos anteriores. Então ele pega sua moto e sai em busca de seus antigos empregadores, onde vai conhecer pessoas novas e relembrar um amor do passado que se envolveu num trágico acidente.

Filmado com imagem granulada e dessaturada, próximo ao que seria considerado amador, mas meticulosamente calculado, a produção tem uma técnica interessante (a sequencia inicial é ótima), mas para uma história sem emoção. Depardieu incorpora Serge com garra e passa aquele sentimento de derrota que para os mais informados pode até se confundir com a estagnada carreira do ator.

Ainda assim, o roteiro não contribui em nada além de colocar bizarras experiências ao protagonista que parecem não afetá-lo de maneira alguma. Ele pula de um ponto a outro com a sombra de seu amor perdido que, se contribuiu, é longe do suficiente para que o espectador perceba alguma mudança significativa em seu comportamento. Tanto é que se tem uma leve impressão (equivocada, mas se tem) de que “Mamute” termina da forma que começou e que os conflitos dos personagens continuam os mesmos. Desnecessário.

Ficha Técnica

Elenco:
Gérard Depardieu
Yolande Moreau
Isabelle Adjani
Miss Ming
Benoît Poelvoorde
Bouli Lanners
Catherine Hosmalin
Blutch
Philippe Nahon
Anna Mouglalis

Direção:
Gustave de Kervern
Benoît Delépine

Produção:
Jean-Pierre Guérin
Véronique Marchat

Fotografia:
Hugues Poulain

Trilha Sonora:
Gaëtan Roussel

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑