Michael Jackson’s This is it (EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

O que acham de ter um disco do Michael Jackson com a música de sempre só que numa edição das Filipinas com a diferença da capa ter uma pequena faixa alaranjada na parte superior? Pra você isso pode não significar muita coisa, mas para um fã e colecionador, poder ser algo magnífico e surreal. Esse documentário sobre o grande e provável último grande ícone do pop pode ser observado com essa mesma diferença de perspectiva. Iria sair de qualquer jeito, mas com a morte do cantor, acabou tendo um sabor especial, ainda que amargo pela tragédia, e mais urgente em seu lançamento.

Trata nada mais do que seus últimos momentos nos ensaios do seu grande show que nunca fui lançado. Montado da maneira que foi, acaba virando um grande ensaio geral, ou para os fãs, o próprio show que nunca será feito. Nada das origens do astro, histórias curiosas, seu comportamento bizarro ou seus mais de dez anos de ostracismo. Apenas os ensaios, muito bem editados, de uma superprodução que possivelmente seria a maior da história dos shows.

Lá vemos Michael como uma pessoa comprometida ao máximo com os ensaios, um cantor que conhece as suas músicas mais do que qualquer ser humano, dança como uma criança ligada a 220V e ainda co-dirige seu espetáculo com Kenny Ortega (responsável pelo sucesso “High School Musical“), o qual mostra um respeito fabuloso ao trabalho do astro.

Existe sim uma aura de politicamente correto (até demais), engajado nas causas ambientais e inocente ao ponto de repetir várias vezes para a micro-platéia frases como ‘Eu te amo‘ e ‘Deus te abençoe‘. Seja por conta do documentário de forma proposital ou pela pessoa que é, nosso herói fica há anos-luz daquela figura envolvida em escândalos e bizarrices de toda sorte.

Mas o fato é que tudo não passa de um ensaio e algumas músicas nem receberam o tratamento devido por ainda estarem com seus ensaios no início. Todos os grandes hits estão lá, uns melhor finalizados como Billie Jean, Man in the Mirror, They don’t care about us ou I’ll be there e outras nem tanto como Thriller (apesar da boa pré-produção, talvez decepcione a maioria) ou alguns clássicos dos Jackson 5.

Para um cinéfilo normal, agrega pouco conhecimento sobre o ídolo do pop, mas serve para relembrar (mais do que curtir) seus grandes clássicos. Para os aficcionados talvez seja o último grande evento da figura mais carismática, talentosa, enigmática e controvertida do show business mundial. This is it.

[rating:3]

Para os fãs:

[rating:4.5]

A meia estrela é porque não é o show de verdade.


Ficha Técnica

Elenco:
Michael Jackson

Direção:
Kenny Ortega

Produção:
Paul Gongaware
Randy Phillips

Fotografia:
Kevin Mazur

Trilha Sonora:
Michael Jackson
Michael Bearden

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑