Minari – Em Busca da Felicidade (“Minari”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2020

De tragédia em tragédia, o indicado ao Oscar 2021 “Minari” vai contando a história de uma família coreana que se estabelece nos EUA, o qual não necessariamente nos mostra um retrato da imigração coreana porque essa família é um tanto peculiar.

Steven Yeun de “Um Dia de Caos” e mais conhecido pelo seu querido personagem em “The Walking Dead” é Jacob pai dessa família com sua esposa e dois filhos que tenta construir uma horta num terreno longe da cidade para ganhar a vida e acaba se deparando com uma série de dificuldades, além das já existentes como o problema de coração do filho caçula.

A rota de problemas que só se agravam e que às vezes o roteiro força a barra é parcialmente ofuscada pelas belíssimas atuações que vai de menor coadjuvante até o protagonista. Além dos atores coreanos, incluindo o garotinho Alan S. Kim, ainda temos um destaque para um dos poucos americanos em cena, Will Patton de “Halloween” como um fanático religioso do bem que ajuda Jacob na plantação.

Aliás, três indicações ao Oscar certeiras (pelo menos como indicações) é a das atuações, encabeçada por Steven Yeun, a fotografia de Lachlan Milne (“Pequenos Monstros”) que transforma o comum em etéreo, e a trilha sonora sensacional do novato Emile Mosseri que tem grandes chances de abocanhar a estatueta, juntamente com a excelente edição de som.

Pena que o desfecho exagere na subjetividade com um final abrupto que precisa de muito esforço mental do espectador para dar continuidade a uma história que poderia se resolver ou pelo menos se encaminhar com mais 5 minutos. Mesmo entre a última cena e a que veio antes, o público entende que houve algum tipo de transformação, mas meio que engole o que tem sem necessariamente refletir sobre a transição que não é mostrada o que desencoraja a desenhar na sua imaginação os possíveis destinos da família.

Minari” tem um conjunto da obra excepcional, mas com um resultado que, mesmo acima da média, talvez não merecesse estar dentre as indicações de melhor filme, mas sim, naquelas dos aspectos já citados.

Curiosidades:

– Minari é uma planta comestível de origem coreana. Isso inclusive é mostrado no filme.
– As filmagens duraram apenas 25 dias. Todas as cenas no riacho foram feitas em um único dia.
– Com esse filme Steven Yeun se torna o primeiro ator de descendência asiática a ser indicado ao Oscar de melhor ator.

Ficha Técnica

Elenco:
Steven Yeun
Alan S. Kim
Yeri Han
Noel Cho
Will Patton
Darryl Cox
Esther Moon
Ben Hall
Eric Starkey
Yuh-Jung Youn
Jacob M Wade
James Carroll
Jenny Phagan
Tina Parker
Chloe Lee

Direção:
Lee Isaac Chung

Produção:
Dede Gardner
Jeremy Kleiner
Christina Oh

Fotografia:
Lachlan Milne

Trilha Sonora:
Emile Mosseri

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑