Mistura Explosiva (“Gunpowder Milkshake”)

O empoderamento feminino nos filmes de ação está em alta e dessa vez é a apaixonante Karen Gillan de “Jumanji” como a nova baddass do pedaço.

Ela é Sam que foi abandonada pela mãe quando criança e criada por uma agência de assassinos profissionais formada só por homens chamada “A Firma”. Sendo treinada para matar, ela, assim como outras mulheres, faz parte de uma subcasta cujo trabalho é apenas limpar as cenas do crime. Quando numa dessas limpezas, algo dá errado e ela mata um figurão, a agência a marca como alvo e ela tem que contar com a ajuda de outras colegas e inclusive de sua mãe desparecida (Lena Headey de “Orgulho e Preconceito e Zumbis”) para enfrentar os inimigos. Fica clara aí a referência da luta contra o machismo que inferioriza a mulher, colocando-a apenas num lugar de apoio.

Só que na prática funciona mais como um simbolismo, visto que o diretor israelense Navot Papushado investe bastante na forma e estética, valendo-se de um cenário retrô e figurino idem, além de uma trilha eletrônica bastante aderente à abordagem feita por Haim Frank Ilfman (“Histórias do Além Túmulo”). Ficou uma espécie de “Mini John Wick Vintage”.

A ação é um compilado de todo o que já vimos antes com algumas boas doses de sangue digital e um pouquinho de violência explícita com alguns ótimos momentos – o massacre na lanchonete no último ato, por exemplo – e aquele toque de humor nada sutil para dar leveza onde poderia ser urgência.

Talvez o diferencial (nada de tão fora do comum) é a ótima participação da atriz mirim e novata Chloe Coleman que traz, aí sim, um toque de inocência genuíno que traz serenidade merecida à trama e algumas boas sacadas.

Mistura Explosiva” segue a cartilha dos filmes de ação da atualidade sem tirar um pontinho sequer e é tão divertido quanto esquecível.

Ficha Técnica

Elenco:
Karen Gillan
Joanna Bobin
Freya Allan
Lena Headey
Ed Birch
Paul Giamatti
Ralph Ineson
Adam Nagaitis
Carla Gugino
Angela Bassett
Michelle Yeoh
Chloe Coleman
Samuel Anderson
Mai Duong Kieu
Michael Smiley

Direção:
Navot Papushado

Produção:
Alex Heineman
Andrew Rona

Fotografia:
Michael Seresin

Trilha Sonora:
Haim Frank Ilfman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑