Na Selva (“Jungle”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2017

Na carreira oscilante de Daniel Radcliffe pós “Harry Potter”, esta produção com certeza é um ponto alto e muito se deve à sua atuação.

Dirigido por Greg McLean de “O Experimento Belko”, o filme adapta a história real de três jovens que na década de 80 foram explorar a selva amazônica da Bolívia junto a um guia meio suspeito e acabaram se perdendo. Radcliffe vive o protagonista Yossi, um dos amigos, e experimenta o inferno dentro da selva.

Basicamente o filme é simples com pouquíssimos efeitos especiais e uma excelente ambientação: o espectador se sente preso junto ao elenco na selva e a direção e respectivas performances envolvem não só pelas experiências físicas realistas, como também pela jornada psicológica que todos passam, dificultando o convívio entre eles e, posteriormente focando na relação de Yossi com a floresta. Radcliffe foi ao extremo para se tornar um fiapo humano, atormentado pelas condições inóspitas e pela solidão.

Ao contrário de muitos filmes de ficção, aqui vemos personagens tomando decisões racionais e pensadas, mesmo em condições difíceis, algumas funcionando melhor do que outras. Portanto, acreditamos e nos conectamos totalmente com qualquer um deles e assim nos importamos mais com seus caminhos e destinos. Até mesmo os sonhos e visões de Yossi tem fundamento, não são apelativos e muito menos ocupam parte relevante para esticar o filme.

O desfecho é emocionante e pareceria mentira se não fosse real. Além disso, antes dos créditos finais, a explicação do destino de cada um dos jovens e suas fotos reais dão angústia ao mesmo tempo que são edificantes.

Baseado no livro de memórias do próprio Yossi Ghinsberg, “Na Selva” prova que não precisa se gastar rios de dinheiro para se fazer um filme ao mesmo tempo épico e intimista e que mostra com destreza a natureza humana nas piores condições da mãe natureza. Recomendadíssimo.

Curiosidades:

– Apesar de se passar na Bolívia, as cenas da floresta foram filmadas na Austrália, no Vale Bonogin.
– Em entrevista Daniel Radcliffe atestou que sua dieta para emagrecer consistiu de proteína, café e muitos cigarros (ele fuma horrores).
– O problema que dois dos personagens tem nos pés, infecção devido à umidade é algo tão sério que na Segunda Guerra Mundial, matou 75 mil soldados ingleses.

Ficha Técnica

Elenco:
Daniel Radcliffe
Thomas Kretschmann
Alex Russell
Joel Jackson
Yasmin Kassim
Luis Jose Lopez
Lily Sullivan
Jacek Koman
Angie Milliken
John Bluthal

Direção:
Greg McLean

Produção:
Todd Fellman
Mike Gabrawy
Gary Hamilton
Dana Lustig
Greg McLean

Fotografia:
Stefan Duscio

Trilha Sonora:
Johnny Klimek

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑