Não (“No”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : , , ,
Release Date : 2012

Um dos grandes eventos na América Latina da década de 80 foi a queda da ditadura de Augusto Pinochet no Chile, através de um plebiscito onde o povo deveria escolher se Pinochet ficava ou não. O que começou aparentemente armado, ganhou grandes proporções em parte por causa de uma campanha de marketing original e inusitada da equipe do “Não” (não à ditadura). O que poucos sabem é que os mentores das campanhas do Sim e do Não trabalhavam na mesma agência de publicidade, sendo um chefe do outro respectivamente.

Gael García Bernal de “Pronta Para Amar” interpreta com garra René, que coordenou toda a campanha do Não, frente a todo o aparato militar envolvido para sabotar a iniciativa e ainda tendo que prestar contas a seu chefe Lucho (Alfredo Castro de “Tony Manero” numa atuação sensacional), que fica dividido entre servir à ditadura, fazer o que é certo (não servir) e, principalmente ao seu ego em disputar uma campanha com seu brilhante subordinado.

O diretor Pablo Larraín (que também dirigiu “Tony Manero”) tomou a acertada decisão de filmar na proporção de 3:4, a qual era usada na TV no fim dos anos 80 para dar mais realismo, visto que boa parte do filme são passadas os programas políticos reais da época. Aliás, ele monta todo o contexto social daquele momento de uma forma magistral, tecendo uma teia de pressões políticas, mas sem glamourizar demais.

Também tem uma edição inventiva que torna até os momentos de puro diálogo mais dinâmicos, através da conversa manter o mesmo fluxo em vários ambientes, denotando a passagem do tempo durante o dia. Finalmente, nada se compara a assistir uma aula de política e marketing com as estratégias de ambas as campanhas sendo desenhadas e como isso foi fundamental para o resultado das eleições, bem como a reação do povo e do governo com muitas e ricas imagens de arquivo.

Parafraseando meu amigo Anselmo Gama que também já viu o filme, pra quem é desse segmento “Não” é obrigatório. Pra quem não é, é imperdível.

Ficha Técnica

Elenco:
Gael García Bernal
Alfredo Castro
Luis Gnecco
Néstor Cantillana
Antonia Zegers
Marcial Tagle
Pascal Montero
Jaime Vadell
Elsa Poblete
Diego Muñoz
Roberto Farías
Sergio Hernández
Manuela Oyarzún
Paloma Moreno

Direção:
Pablo Larraín

Produção:
Daniel Marc Dreifuss
Juan de Dios Larraín
Pablo Larraín

Fotografia:
Sergio Armstrong

Trilha Sonora:
Carlos Cabezas

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑