No Olho do Tornado (“Into the Storm”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Não é preciso ser nenhum gênio pra entender que essa é a versão 2014 de “Twister” de 1996, filme que, por sinal, tinha efeitos digitais bastante avançados para a época. Juro que quase fiquei esperando a aparição dos caçadores de tornados Bill e Jo, vividos naquela época por Bill Paxton e Helen Hunt respectivamente. Tão interessante quanto, é notar que ambos os filmes caem nas mesmas armadilhas narrativas e se utilizam dos exatos mesmos clichês. Só que este mais novo exemplar não se deu ao luxo de contratar um elenco do time A de Hollywood, pegando coadjuvantes inexpressivos, para se concentrar nos efeitos especiais.

Na trama, uma equipe de caçadores de tornados vai até uma improvável cidadezinha americana que está prestes a se tornar vítima do maior tornado de todos os tempos. Daí temos todos os tipinhos típicos: o membro da equipe que só pensa em dinheiro, o pai ausente que deve provar o amor para os filhos, o casal que fica preso nos escombros e as devidas redenções rumo ao final.

Tecnicamente a maior mudança neste longa dirigido por Steven Quale de “Premonição 5” é a vã tentativa de se fazer um filme em primeira pessoa com personagens segurando câmeras, além de aparatos instalados em carros, escolas entre outros. O estilo, apesar de compor algumas cenas eletrizantes (a inicial por exemplo) logo se mostra inviável, forçando o diretor a escapar dessa técnica aqui e ali, conforme a conveniência pedida. Tanto que ao usar o recurso puro, perde-se a trilha sonora ficando apenas com os sons ambientes, enquanto nesta produção, a trilha se faz mais que presente com o bom trabalho de Brian Tyler (“Os Mercenários 3“)

Entretanto o efeito tão desejado pelo seus realizadores é conseguido: fazer um filme com efeitos especiais de cair o queixo e eletrizante do início ao fim. Chegou naquele ponto em que o espectador dificilmente consegue diferenciar o que é digital, mecânico e o que está realmente presente em cena. Há sequencias onde o realismo faz até o duelo natureza versus ser humano parecer belo, como na parte onde um personagem literalmente vai às nuvens num belo e ao mesmo tempo trágico espetáculo.

No Olho do Tornado” cumpre a premissa de um filme catástrofe visualmente deslumbrante e narrativamente irrelevante. Mas essa última parte o público só deve perceber depois quando o fôlego voltar.

Curiosidade: Há uma cena onde um dos personagens diz a outro que parece que eles estão num apocalipse zumbi. A interlocutora é interpretada por Sarah Wayne Callies, a Lori da série “The Walking Dead” que trata obviamente de um apocalipse zumbi. Uma ótima “piada interna”.

Ficha Técnica

Elenco:
Richard Armitage
Sarah Wayne Callies
Matt Walsh
Max Deacon
Nathan Kress
Alycia Debnam Carey
Arlen Escarpeta
Jeremy Sumpter
Lee Whittaker
Kyle Davis
Jon Reep
Scott Lawrence
David Drumm
Brandon Ruiter

Direção:
Steven Quale

Produção:
Todd Garner

Fotografia:
Brian Pearson

Trilha Sonora:
Brian Tyler

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑