O Babadook (“The Babadook”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2014

Terror independente australiano onde a atriz Essie Davis (“Austrália”) interpreta Amelia, viúva com seu filho pequeno Samuel (o ator mirim Noah Wiseman) que tem distúrbios psicológicos como TDAH (Transtorno de Atenção e Hiperatividade) e sempre imagina ver monstros de acordo com aquilo que sua mãe lê. Isso começa a minar a própria sanidade de Amélia, até que ela acha em casa um estranho livro chamado O Babadook e, após ler para Samuel, ele se convence que a presença dessa criatura é real. E pior: a própria Amélia começa a ter estranhas visões.

A grande sacada da diretora estreante Jennifer Kent é que ela nunca deixa cair a peteca da natureza da criatura, fazendo com que o espectador fique numa quase eterna dúvida se o Babadook existe mesmo ou se é fruto da imaginação de Amélia que começa a apresentar sintomas preocupantes de desgaste mental.

Com pouquíssimos efeitos especiais e muito mais efeitos de enquadramentos de câmeras e edições (algumas geniais e outras meio toscas), o suspense se constrói justamente por não conseguirmos ver o personagem do livro inteiramente, mas apenas nuances. E não é só isso: a tensão da crescente loucura da protagonista – Essie Davis está perfeita – é o tempero certo para criar o atrito perigoso no relacionamento com o filho e suas intenções loucas e indizíveis talvez choquem mais que o próprio monstro.

Até mesmo o final faz o público se questionar o que realmente aconteceu ao mesmo tempo em que tememos pelos personagens sobre o que poderia acontecer após o filme. E por sempre deixar o espectador no sobressalto, “O Babadook” mantém um interesse constante e se conecta com os personagens, coisa que poucos filmes do gênero fazem. Recomendado!

Curiosidades:

– A diretora gostou tanto do filme como ficou que prometeu nunca fazer ou permitir uma continuação (ela detém os direitos da história).
– O ator mirim não estava presente em nenhuma cena de abuso ou terror mais pesado. Ele era substituído por um adulto de joelhos. A diretora disse que não queria estragar a infância do menino.
– Babadook é um anagrama para A Bad Book (Um livro mau).

Ficha Técnica

Elenco:
Essie Davis
Noah Wiseman
Hayley McElhinney
Daniel Henshall
Barbara West
Benjamin Winspear

Direção:
Jennifer Kent

Produção:
Kristina Ceyton
Kristian Moliere

Fotografia:
Radek Ladczuk

Trilha Sonora:
Jed Kurzel

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑