O Casamento de Rachel (“Rachel Getting Married”, EUA, 2008)

Genre :

[youtube 8tIvMUy8UDs]

Apesar do título, o personagem principal é a irmã de Rachel, Kym, uma viciada em drogas em tratamento que sai da clínica para o casamento da irmã. Neste fim de semana, ela vai enfrentar todos os ressentimentos da família, além de rusgas e atritos. Nesse ínterim, este drama deve mostrar ao público que os demais membros da família também podem ser igualmente problemáticos sem precisar de drogas.

Para se assistir a esta produção, temos que entender ao que ela se propõe. O diretor Jonathan Demme (“Sob o Domínio do Mal“) quis filmar quase em caráter documental e improvisada, como se fosse um convidado que esteja acompanhando os personagens (isso inclusive se denota bastante no making off do DVD). Dessa forma Demme gasta bastante tempo (ou investe, dependendo de quem vê) em cenas praticamente desnecessárias – como vários discursos na véspera do casamento ou em shows musicais no meio da festa – onde, apesar de não ser vinculado a nenhum fato importante da trama, contribui para esse estilo informal que ele quis dar ao filme.

A protagonista Anne Hathaway (“Noivas em Guerra“) surpreende como uma hiperativa ex-viciada e fumante compulsiva que na sua sede de pedir perdão por tudo o que já fez (e aí tem uma surpresinha dramática interessante) e chamar atenção, acaba machucando ainda mais a família. Está na sua melhor forma da carreira. Sem contar que os coadjuvantes são afinados e realmente passam a impressão da mais pura realidade no fim de semana dessa família desfuncional. Destaque para a quase desconhecida Rosemarie DeWitt que interpreta Rachel que mesmo com a felicidade de estar se casando, tem o ressentimento de nunca ter tido a devida atenção dos pais, enquanto estes só se preocupavam com o estado turbulento de Rachel.

Existem cenas emblemáticas e cheias de força como a da disputa dos pratos ou a discussão entre Kym e sua mãe e só com elas, o roteiro já cumpriria sua missão. Com uma trilha altamente diversificada, “O Casamento de Rachel” não é para qualquer platéia, chegando a cansar em certos momentos devido à irregularidade da narrativa. Contudo, também é um ótimo exemplar de filme de relacionamento familiar com um elenco capaz e um improviso delicioso de Demme.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Anne Hathaway
Rosemarie DeWitt
Mather Zickel
Bill Irwin
Anna Deavere Smith
Anisa George
Tunde Adebimpe
Debra Winger
Jerome Le Page
Beau Sia

Direção:
Jonathan Demme

Produção:
Neda Armian
Marc E. Platt

Fotografia:
Declan Quinn

Trilha Sonora:
Donald Harrison Jr.
Zefer Tawil

 

1 Comment

Leave us a comment

  • saullo
    on

    otimo filme! muito recomendado em casos de insonia cronica, pq eu DUVIDO que algum ser mortal consiga assistir mais de 15 minutos sem dormir.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑