O Corvo (“The Raven”, EUA / Hungria / Espanha, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Desde o lançamento de seu trailer, “O Corvo” foi muito comparado com “Sherlock Holmes”, não só pela temática como pela ambientação. Na verdade, “O Corvo” é como “Sherlock Holmes”, só que sem o sarcasmo de Robert Downey Jr, sem 90% do humor e sem a ação desenfreada do diretor Guy Ritchie. O que sobre? Felizmente bastante. Sem a gordura saturada dos roteiros burocráticos que Hollywood costuma produzir, a produção é sim comercial, porém bem mais séria, tensa e com bastante força gráfica.

Aqui temos uma reimaginação dos últimos dias do célebre escritor Edgar Allan Poe, o qual, junto com Julio Verne, foi o precursor da literatura policial como a conhecemos. Interpretado corretamente, mas sem brilho por John Cusack de “A Ressaca”, Poe é retratado como um bêbado fracassado mesmo após tantas obras famosas. Quando se dá início a uma série de crimes inspirados em seus livros, Poe é chamado para tentar ajudar a polícia a solucioná-los. Tudo se complica quando o serial-killer sequestra seu interesse amoroso, a linda, porém inexpressiva Alice Eve de “Ela é Demais Pra Mim”.

James McTeigue que começou a ser notado como diretor de segunda unidade na trilogia “Matrix” e fez sua estreia com bom “V de Vingança”, toma a sábia decisão de fazer um filme com violência explícita – até lembra “Seven – Os Sete Pecados Capitais” – e eleva o clima de tensão, além da narrativa sempre soturna onde quase não se vislumbra a luz do dia, sendo na melhor das hipóteses, eclipsada por nuvens ou nevoeiros.

A trama, cheia de enigmas, é muito bem amarrada e parece caminhar com o ritmo certo, com cenas de ação intercaladas em interessantes discussões sobre as pistas e próximos passos do assassino. Destaque para a trilha de Lucas Vidal (“Mistério da Rua 7”) que cumpre perfeitamente seu papel de instigar o espectador sempre deixando-o apreensivo sobre o próximo passo do assassino. “O Corvo” de mostra uma diversão de primeira com um ótimo desfecho e um razoável elenco e que dá alguns bons minutos de discussão sobre os crimes entre os cinéfilos.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
John Cusack
Luke Evans
Alice Eve
Brendan Gleeson
Kevin McNally
Oliver Jackson-Cohen
Jimmy Yuill
Sam Hazeldine
Pam Ferris
Brendan Coyle

Direção:
James McTeigue

Produção:
Marc D. Evans
Trevor Macy
Aaron Ryder

Fotografia:
Danny Ruhlmann

Trilha Sonora:
Lucas Vidal

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑