O Exótico Hotel Marigold (“The Best Exotic Marigold Hotel”, Inglaterra, 2011) ***NOS CINEMAS***

Genre : , ,

Um gênero relativamente difícil de se ingressar nas telas do cinema é um drama ou comédia enfocando a terceira idade. Por motivos óbvios, já que o caixa dos estúdios geralmente é composto em sua maior parte do público mais jovem. Então é com grata surpresa ver que ainda se tem espaço para bons filmes com a temática de uma perspectiva de vida vindo do idoso.

Com um time de primeira linha encabeçado por Judi Dench (“Sete Dias com Marylin”), Tom Wilkinson (“No Limite da Mentira”), Bill Nighy (“Fúria de Titãs 2”) e Maggie Smith (da saga de “Harry Potter”), a produção nos apresenta a um grupo de senhores que por motivos diversos, decidem experimentar o tempo que lhes resta num luxuoso hotel na Índia. Só que ao chegar lá, descobrem que o hotel é na verdade um pardieiro gerenciado pelo picareta de bom coração Sonny (o simpático Dev Patel voltando depois de “Quem Quer Ser um Milionário?”). Então esse grupo que até então não se conhecia, vão tentar vencer as barreiras de um país diferente, de seus conflitos e das suas relações interpessoais.

O diretor John Madden, que já fez uma parceria com Wilkinson em “No Limite da Mentira”, busca aqui fazer quase que um tratado sobre a terceira idade, visto que esse heterogêneo grupo experimenta, cada um, as diversas situações que essa idade traz: Evelyn perdeu o esposo e por nunca ter trabalhado na vida, não sabe o que fazer; Graham (Wilkinson) vai atrás de uma pessoa muito querida que deixou na Índia, Douglas (Nighy) e sua esposa tentam uma vida mais digna fora da Inglaterra, Muriel (Smith) vai fazer uma cirurgia que só pode ser feita lá de forma mais rápida e ainda há outros coadjuvantes que perseguem suas ambições de juventude. Isso sem contar com a subtrama do carismático e engraçadíssimo Sonny em quebrar as tradições indianas para ficar com sua amada e conseguir tocar o hotel.

A comédia se apoia definitivamente na excelente performance de seus atores enfocando de maneira bem humorada a questão do racismo (Maggie Smith dá um show) e das próprias situações cômicas que a faixa etária do elenco pode produzir. Da mesma forma o drama pode ser arrebatador em certos momentos e com o desempenho desse timaço, juntamente com a trilha envolvente de Thomas Newman (“A Dama de Ferro”) é capaz de provocar algumas surpreendentes lágrimas, principalmente no terceiro ato. O filme mostra de forma crua o caos na Índia através do excelente design de produção e fotografia de Ben Davis de “X-Men: Primeira Classe”.

“O Exótico Hotel Marigold” é uma obra leve, engraçada, emocionante que faz o espectador refletir e que, mesmo que esquecível em menos de uma semana, não deixa de ser uma ótima diversão pra quem quer mais história na sua vida.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Judi Dench
Tom Wilkinson
Bill Nighy
Penelope Wilton
Maggie Smith
Lucy Robinson
Dev Patel
Tena Desae
Lillete Dubey

Direção:
John Madden

Produção:
Graham Broadbent
Peter Czernin

Fotografia:
Ben Davis

Trilha Sonora:
Thomas Newman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑