O Falcão Manteiga de Amendoim (“The Peanut Butter Falcon”)

Não tem como não se conectar com um filme cujo protagonista é um jovem com síndrome de Down, principalmente com um roteiro bem escrito. Os diretores Tyler Nilson e Michael Schwartz estavam num acampamento misto entre pessoas especiais e outras quando conheceram Zack Gottsagen, cujo sonho era ser ator de cinema. Então escreveram uma história para ele.

Para facilitar o aprendizado, o protagonista tem o mesmo nome do ator, Zac, que sendo portador de Down, foi abandonado pelos pais num lar adotivo, sendo cuidado pela carinhosa Eleanor (Dakota Johnson de “Cimbelino”). Ainda assim, ele se sente preso e seu sonho é ser lutador de luta livre numa escola de uma cidade próxima. Então ele consegue escapar e se junta a Tyler (Shia LaBeouf de “O Terror da Guerra”), que está sendo perseguido por um grupo de pescadores depois de um embate. Juntos, eles vão rumo ao sonho de Zac e a liberdade de Tyler.

A produção pode ser melhor descrita como uma fábula em road movie, pois por mais que seja baseado no mundo real, a sequencia de eventos, as caricaturas e estereótipos de seus personagens, e as suas motivações e decisões passam a percepção de algo etéreo e subjetivo.

Zack Gottsagen teve total liberdade para atuação e o que cativa é justamente o quão real é seu personagem e a lição sobre como os portadores de Down precisam ser tratados. Outro ponto alto é sua conexão com o ator Shia LaBeouf e como se dá naturalmente a evolução do relacionamento entre seus personagens.

Carismático do início ao fim, só força um pouquinho a barra no finalzinho, onde há certa manipulação emocional do espectador para que ao terminar de forma abrupta, acaba sendo meio desnecessário.

O Falcão Manteiga de Amendoim” ganha o coração do público não pela ingenuidade, mas pela honestidade de como trata um tema tão delicado e com ótimos coadjuvantes orbitando em torno do querido Zack.

Curiosidades:

– Durante as filmagens Shia LaBeouf foi preso por distúrbio da paz na cidade das filmagens (Savannah – CA) estando completamente bêbado.
– A cena em que Zak, Tyler e Eleanor pulam num rio com uma corda foi feita sem dublês. Eles mesmo fizeram a cena.

Ficha Técnica

Elenco:
Zack Gottsagen
Shia LaBeouf
Dakota Johnson
Bruce Dern
Thomas Haden Church
Jon Bernthal
John Hawkes
Rob Thomas
Tim Zajaros
Ann Owens
Yelawolf
Jonathan D. Williams
Deja Dee
Lee Spencer
Mark Helms
Michael Berthold
Wayne Dehart

Direção:
Tyler Nilson
Michael Schwartz

Produção:
Albert Berger
Christopher Lemole
Lije Sarki
David Thies
Ron Yerxa
Tim Zajaros

Fotografia:
Nigel Bluck

Trilha Sonora:
Zachary Dawes
Noam Pikelny
Jonathan Sadoff
Gabe Witcher

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑