O Fantástico Sr. Raposo (“The Fantastic Mr. Fox”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

Wes Anderson, famoso por suas dramédias envolvendo famílias mais do que comlicadas, como o ótimo “Os Excêntricos Tenenbaums” e mais recentemente “Viagem a Darjeeling“, continua no mesmo tema sem saturar. E quem diria que ele se utilizaria de um livro infantil para basear o roteiro e da mais primitiva técnica de animação em stop-motion para essa empreitada. Muito mais rudimentar do que a vista em “A Noiva Cadáver” de Tim Burton, Wes Anderson remonta o que foi feito nas produções de décadas atrás como “A Rena do Nariz Vermelho” de 1964.

O Sr. Raposo (na voz de George Clooney de “Amor Sem Escalas“) se casa, tem um filho e decide parar com a vida de roubar galinhas (sim, ele é uma raposa). Quando a família se muda para uma árvore, eles ficam de frente para três propriedades cujos maléficos donos produzem o que á de melhor em aves e cidras. Encantado, ele decide voltar à vida de ladrão de galinhas, escondido da sua mulher (Meryl Streep de “Simplesmente Complicado“) e com a ajuda de seu melhor amigo (o novato Wallace Wolodarsky), eles elaboram um plano para um roubo sistemático que vai despertar a fúria dos três donos, os quais vão revidar causando problemas para toda a fauna do local e desestruturando a família do Sr. Raposo.

A animação por si só, aliada ao roteiro do próprio Anderson com Noah Baumbach (“Margot e o Casamento“) é um deleite para o espectador, mesmo que alguns elementos sejam jogados na tela com o único propósito de entreter sem precisar grande análises, como o mundo dos animais, onde há a profissão de ladrão de galinhas, mas há a profissão de jornalista; e que o desequilíbrio da relação entre humanos e animais (eles parecem falar a mesma língua) só se dá quando um invade o espaço do outro. A analogia que se faz do roubo de galinhas a casos extraconjugais e a subtrama do filho “diferente” que rivaliza com a visita de seu primo com mais dotes atléticos deixa a marca registrada do diretor, ao mesmo tempo que apresenta um realista conflito familiar, sem perder o humor.

A participação dos atores se fez essencial, já que a animação conta com fortes limitações gráficas com poucas (mas engraçadíssimas) mudanças de expressão. Daí a impostação e entonação de voz fazem toda a diferença e nesse quesito, o elenco está afiadíssimo e todos sendo do time A de Hollywood. Depois do um tanto cansativo “A Vida Marinha com Steve Zissou“, Anderson parece ter encontrado novamente o ponto certo com uma comédia diferente, feito para toda a família e inovando justamente por seguir o caminho contrário a tecnologia. Satisfaz os olhos, a mente e o coração.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
George Clooney
Meryl Streep
Adrien Brody
Owen Wilson
Willem Dafoe
Jason Schwartzman
Bill Murray
Michael Gambon
Brian Cox
Jarvis Cocker
Wes Anderson
Helen McCrory
Wallace Wolodarsky
Roman Coppola
Mario Batali
Hugo Guinness
Molly Cooper
Eric Chase Anderson

Direção:
Wes Anderson

Produção:
Wes Anderson
Allison Abbate
Jeremy Dawson
Scott Rudin

Fotografia:
Alexandre Desplat

Trilha Sonora:
Tristan Oliver

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram