O Homem Irracional (“Irrational Man”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Country :
Release Date : 2015

Woody Allen sendo Woody Allen. Dizer que é mais do mesmo assume outra conotação quando o assunto é o diretor. Ele explora seus temas seus temas de sempre, como relações proibidas, assassinatos com bom humor ou pitadas dramáticas, personagens dúbios e atormentados, mas sempre com classe e inspirado em Dostoevsky em seu emblemático “Crime e Castigo”.

Joaquin Phoenix, de “Você Nunca Esteve Realmente Aqui” é Abe, um professor de filosofia problemático que chega numa nova universidade despertando interesses tanto de professoras como a casada Rita (Parker Posey de “Grace de Mônaco”) como de alunas como a também comprometida Jill (Emma Stone de “Zumbilândia”). No meio desse ciclo de depressão ele encontra uma razão para viver: cometer o crime perfeito, matando um desconhecido que ele soube ser uma má pessoa.

Allen parece ter desenhado um universo paralelo onde há uma certa teatralidade nas ações de seus personagens tradizida pelos exagerados maneirismos que eles provocam, principalmente entre Phoenix e Stone, revelando-se uma peculiar abordagem. Alguns diálogos são afiados, enquanto outros são mais expositivos, tornando-se mediano em sua dinâmica, mesmo que forte em seu roteiro.

As duas tramas sobre o crime perfeito e sobre o triângulo amoroso caminham bem em paralelo e se cruzam no final com um resultado que só é inesperado para quem não conhece o diretor, mas ainda assim, não deixa de ter um gostinho satisfatório, mesmo que os últimos segundos de narração em off sejam desnecessários.

“O Homem Irracional” tem uma história interessante, atuações teatrais que valem a pena para fugir do habitual, mas nada muito diferente das obras frequentes de Allen.

Curiosidades:

– Joaquin Phoenix ganhou 15kg para o papel.
– A universidade do filme é a mesma que aparece em outros filmes de Allen: “Desconstruindo Harry” de 1997 e “Scoop: O Grande Furo” de 2006.

Ficha Técnica

Elenco:
Joaquin Phoenix
Emma Stone
Parker Posey
Jamie Blackley
Joe Stapleton
Nancy Carroll
Betsy Aidem
Ethan Phillips
Paula Plum
Robert Petkoff
Sophie von Haselberg
Susan Pourfar
Tom Kemp

Direção:
Woody Allen

Produção:
Letty Aronson
Stephen Tenenbaum
Edward Walson

Fotografia:
Darius Khondji

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑