O Jantar (“The Dinner”)

Um filme impactante, relevante e polêmico. Pena que se atrapalha tanto a narrativa que o espectador passa mais tempo tentando entender o que está acontecendo do que absorvendo os fatos.

O tal jantar é entre dois casais, Paul e Claire, e Stan e Katelyn, sendo Stan Irmão de Paul. Paul (Steve Coogan de “Hot Air”) também funciona como o narrador e é um professor com traumas de infância com a esposa Claire (Laura Linney de “O Mestre dos Gênios”) que se recuperara de um câncer. Ele tem inveja do irmão mais velho Stan (Richard Gere de “Norman – Confie em Mim”), um poderoso político que sempre fora o preferido de sua mãe e que agora já está na segunda esposa (Rebecca Hall de “Godzilla vs. Kong”). E o jantar num restaurante chiquérrimo serve para tratar de um assunto bastante delicado que pode envolver o futuro da família.

O problema do roteiro adaptado de um best seller homônimo é que o diretor Oren Moverman (“Um Tira Acima da Lei”) quis fazer mistério sobre o assunto ao invés de debatê-lo, o que seria um conteúdo rico e que só é feito no último ato.

O elenco está soberbo: Coogan mostra toda sua verve dramática como um personagem problemático que acaba sendo o esteio para seus colegas, com Linney sendo a cabeça do casal e inclusive surpreendente no último ato, enquanto a dinâmica de Gere e Hall é excelente, com um ótimo diálogo também perto do fim.

Só que fica difícil desenvolver todos os personagens com cenas entrecortadas e cheias de flashbacks onde o suspense do que não acontece ganha mais peso do que os eventos mostrados. Para se ter uma idéia, há uma correlação entre o estado emocional de Paul com a batalha de Gettysburg, emblemática na Guerra Civil Americana que demora uma eternidade para se materializar e não tem relevância alguma, totalmente desnecessária.

O Jantar” tenta ousar com uma ótima história, mas a fragmenta ao ponto de dar mais trabalho ao público do que prazer.

Curiosidades:

– Essa é a terceira adaptação desse livro para o cinema. A primeira foi uma alemã em 2013 e a segunda uma italiana em 2014. Das três essa é a que o autor do livro menos gostou.
– A cena dos queijos foi feita de madrugada quando não havia ninguém no set e o diretor pediu ao ator Michael Chernus que pesquisasse no Google cada um dos queijos e ele voltou em 10 minutos com o texto e fez a cena.

Ficha Técnica

Elenco:
Steve Coogan
Laura Linney
Richard Gere
Rebecca Hall
Chloë Sevigny
Michael Chernus
Taylor Rae Almonte
Charlie Plummer
Seamus Davey-Fitzpatrick
Miles J. Harvey
Laura Hajek
George Shepherd
Adepero Oduye
Joel Bissonnette
Patrick Kevin Clark

Direção:
Oren Moverman

Produção:
Lawrence Inglee
Julia Lebedev
Eddie Vaisman

Fotografia:
Bobby Bukowski

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram