O Menino do Pijama Listrado (“The Boy in the Stripped Pyjamas”, EUA / Inglaterra, 2008)

Genre : ,

A vida vista por uma criança sempre tem um ‘quê’ de inocência. E como uma criança veria um dos momentos mais vergonhosos da raça humana, o nazismo? Beirando o fim da Segunda Guerra Mundial, um ambicioso oficial alemão (David Thewlis de “Harry Potter e a Ordem da Fênix“) e sua família se mudam para o interior por conta de sua promoção para comandar um campo de concentração. É lógico que seus filhos não sabem e o caçula, Bruno, de apenas oito anos de vez em quando escapa da casa para suas andanças de aventura. Numa delas dá de cara com a cerca do complexo e lá conhece o menino judeu Schmuel. Curiosamente (na cabeça de Bruno), seu novo amigo veste uma roupa parecida com o pijama, na verdade o traje de prisioneiro.

A partir de então, Bruno começa a se questionar sobre o que se passa à sua volta e o orgulho que sente do pai, ao mesmo tempo em que sua família passa por profundas transformações. Enquanto sua irmã mais velha passa a idolatrar Hitler e sai ideologia, sua mãe (Vera Farmiga de “Joshua – O Filho do Mal“) se entrega à depressão ao constatar o horror feito com os judeus e presenciar seu marido mais próximo de um monstro que de um ser humano.

É incrível como profundas questões sobre racismo, atrocidades de guerra podem se desenrolar a partir de uma visão virgem como a de um garoto. Tão impressionante quanto é perceber que o próprio pequeno Schmuel desconhece muito do que está acontecendo consigo e sua família e muito menos os motivos que ele e sua família (bem como todos os judeus) estão fazendo lá. O espectador vai constatar aterrorizado como Hitler conseguiu incutir na cabeça do povo alemão o genocídio como forma de purificação da raça e como a lealdade pode se tornar um conceito distorcido entre os próprios alemães.

Tecnicamente beira o impecável com fotografia e trilha sonora não menos que tocantes. As atuações também é um ponto forte onde todo o elenco brilha, mas principalmente os atores mirins Asa Butterfield e Jack Scanlon, Bruno e Schmuel respectivamente.

Seu ato final chega a ser um soco no estômago, desde o momento em que Bruno constata a diferença do que lhe fora apresentado numa projeção e como é na realidade, até o último segundo do filme onde reina o silêncio do elenco e bem provavelmente da platéia. Baseado no livro homônimo de John Boyne, “O Menino do Pijama Listrado” é uma sensacional produção que mesmo de forma intimista, consegue dissecar o nazismo, suástica por suástica.

[rating:5]


Ficha Técnica

Elenco:
Asa Butterfield (Bruno)
Zac Mattoon O’Brien
Domonkos Németh
Henry Kingsmill
Vera Farmiga
David Thewlis
Cara Horgan
Amber Beattie
Attila Egyed
Rupert Friend
David Hayman
Jack Scanlon

Direção:
Mark Herman

Produção:
David Heyman

Fotografia:
Benoît Delhomme

Trilha Sonora:
James Horner

 

3 Comments

Leave us a comment

  • Rúben
    on

    Olá, gosto muito das críticas, concordo com a maioria, e por isso me fez querer ver esse filme, depois eu falo das minhas impressões! rs seu site esta na minha barra de favoritos há muito tempo! rs continue assim! parabéns! abraços

  • angel
    on

    atuações fantásticas! emocionante! triste pensar nas atrocidades cometidas contra as pessoas. que Deus tenha piedade de nós!

  • saullo
    on

    ta, ta…concordo com toda essa questao ae da beleza e “gloria” do filme e bla bla bla…mas pow…vamos falar a verdade, aquele finalzinho ali foi beeeeeem previsivel(o que nao deixa de ser um excelente final).
    o destaque vai pro menino alemao e suas imitaçoes de “aviaozinho”…comportamento meio estranho….se é q alguém me entende (…)

    filme bom! vale a pena alugar ou baixar (y)

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑