O Mistério de La Sal (“Bajo la Sal”, México, 2009)

Numa isolada cidadezinha saleira do México, cadáveres são encontrados nas reservas de sal. Chega então o Comandante Trujillo, um problemático detetive da polícia que se alinha à força local para resolver o mistério.

Em seu longa de estréia o cineasta mexicano Mario Muñoz consegue desembaraçar uma teia de mistério e suspense num lugar aparentemente calmo, o que mexe com toda a sociedade local. Ele também se usa de artifícios técnicos interessantes para dar um gosto especial à trama, como curtas em stop-motion de bonecos, produzidos, na linha da trama para o personagem Victor Zepeda (Ricardo Polanco que recebeu o prêmio de melhor ator estreante no Diosas de Plata Award 2009 por este filme), filho de um agente funerário que sente uma paixão platônica pela garçonete Isabel (a bela modelo e atriz Irene Azuela). Detalhe: não só estes personagens, como praticamente todos da trama são suspeitos pela onda de crimes. E o roteiro pinta esse retrato na tela de forma bem discreta, longe dos exageros de Hollywood que sempre tenta manipular a platéia. Seu desfecho passa longe de qualquer clichê e procura se aprofundar cada vez mais na vida dos envolvidos.

Muñoz também acerta na composição das cenas, utilizando uma fotografia original, como na cena em que Victor disseca um corpo após seu pai pedir ajuda. Aliás, percebe-se que ele fez mágica com um budget reduzido para tornar a película digna de um lançamento nos cinemas.

Com cerca de duas horas de duração que o espectador nem percebe, “O Mistério de La Sal” é tudo o que se precisava para um suspense consistente e surpreendente, isto é, tudo o que falta na Hollywood de hoje. E porque não dizer, no cinema brasileiro também. México dando aula. Filmaço.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Humberto Zurita
Plutarco Haza
Emilio Guerrero
Irene Azuela
Ricardo Polanco
Moises Arizmendi
Julio Bracho
Blanca Guerra
Juan Carlos Barreto

Direção:
Mario Muñoz

Produção:
Marcela de Alba
Walter Navas
Roberto Jurado Rebora

Fotografia:
Serguei Saldívar Tanaka

Trilha Sonora:
Federico Bonasso

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram