O Pacto (“Seeking Justice”)

Depois de ter gravado “Vício Frenético” em New Orleans, Nicolas Cage volta à cidade para viver um pacato professor, cuja esposa (a apaixonante January Jones de “X-Men – Primeira Classe”) é violentada. Abalado com o evento e num acesso de ódio, Will (Cage), é abordado por um estranho (Guy Pearce de “O Discurso do Rei”) que promete fazer vingança com seu pequeno grupo de pessoas indignadas com a violência na cidade, apenas em troca de algum favor no futuro. Will aceita, mas não sabe que em breve esse favor vai se tornar seu pior pesadelo.

Apesar de cheio de clichês, a produção tem uma série de pontos positivos que valem a ida ao cinema. O maior deles sem dúvida é a maneira como o roteiro desenvolve a seqüência de acontecimentos. A partir do momento em que o espectador compra a idéia (não é fácil) de que há uma conspiração em torno desse grupo de autointitulados justiceiros, torna-se mais interessante acompanhar as desventuras do protagonista em busca de salvar a própria pele.

Alguns vão reclamar, mas o fato do líder da celular justiceira (Pearce) incitar o herói a cumprir atividades que aparentemente não fazem o menor sentido (ir numa máquina de doces e comprar dois chocolates de determinada marca, por exemplo), apenas são um teste sobre a capacidade de Will de cumprir as tarefas realmente importantes que lhe serão confiadas. Lógico que não deixa de ser um tanto cômico quando o jogo se inverte na cena do estádio. Outro detalhe digno de nota é a paranoia da esposa Laura (Jones) interpretada sem afetações e que acaba por desempenhar um papel fundamental na trama.

Cage continua como aquele canastrão gente boa que todos nós conhecemos e que parece que a simples menção de seu nome num filme já é suficiente para exibição nos cinemas. A direção de Roger Donaldson (“Efeito Dominó”) se mantém razoável e mostra discretos, porém ótimos momentos de violência gráfica. Por outro lado, peca por destacar certos elementos da trama que acabam por revelar com antecedência o que está por vir, enfraquecendo as reviravoltas.

Mesmo com uma premissa questionável, “O Pacto” cumpre a sua missão de ser um bom filme de ação e já acaba sendo um ponto positivo que nosso querido Nicolas Cage não passe vergonha alheia como fez em “O Motoqueiro Fantasma 2”. Filmar em New Orleans parece trazer sorte.

Ficha Técnica

Elenco:
Nicolas Cage
Guy Pearce
January Jones
Jennifer Carpenter
Iron Singleton
Harold Perrineau
Xander Berkeley
Joe Chrest

Direção:
Roger Donaldson

Produção:
Ram Bergman
Tobey Maguire
James D. Stern

Fotografia:
David Tattersall

Trilha Sonora:
J. Peter Robinson

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram