O Poder e a Lei (“The Lincoln Lawyer”, EUA, 2011) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Baseado no best seller Michael Connelly, lançado em 2005 e traduzido no Brasil para “Advogado de Porta de Cadeia”, “O Poder e a Lei” apresenta Mick Haller (Matthew McConaughey de “Profissão Surfista“), um advogado garanhão e cheio de artimanhas, separado, mas com constantes flashbacks com sua ex-mulher (Marisa Tomei de “O Lutador“). Ao pegar um caso de um playboy (Ryan Phillippe de “Corram que o Agente Voltou“) acusado de ter espancado uma garota de programa, ele acaba se envolvendo numa teia maligna que envolve até um assassinato, fazendo-o passar por um dilema moral que pode custar a sua vida.

Apesar de ter sido escrito como um suspense policial noir, o diretor de curta-metragens Brad Furman deu uma roupagem mais descolada (como o próprio protagonista), usando e abusando de efeitos de câmera. Mais do que saber se o acusado é culpado ou inocente – descobrimos isso mais rápido que pensamos – a grande questão que está em jogo no filme é como nosso herói vai usar artifícios jurídicos para fazer justiça sem quebrar seu questionável código de ética.

Ao mesmo tempo em que esse é o ponto alto, também peca por essa ambigüidade moral, já que os princípios do protagonista – extorquir dinheiro dos clientes, plantar provas, etc – não condiz com o senso de justiça que de repente brota a partir da segunda metade da produção. McConaughey, acostumado ao papel de vencedor, não tem problemas com o personagem e ainda ganha pontos com sua pseudo-preocupação a partir do segundo ato.

Pena que a reviravolta final seja muito fraca e torne “O Poder e a Lei” ainda mais esquecível, mesmo com seu invejável elenco. Pra quem já viu toda a programação do cinema, vale a pena. Ou é melhor esperar o DVD.

[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Matthew McConaughey
Marisa Tomei
Ryan Phillippe
William H. Macy
John Leguizamo
Michael Peña
Josh Lucas
Frances Fisher
Bob Gunton
Bryan Cranston
Katherine Moennig
Laurence Mason
Michael Paré
Michaela Conlin
Reggie Baker
Shea Whigham
Margarita Levieva

Direção:
Brad Furman

Produção:
Sidney Kimmel
Gary Lucchesi
Tom Rosenberg
Scott Steindorff
Richard S. Wright

Fotografia:
Lukas Ettlin

Trilha Sonora:
Cliff Martinez

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Jean Carlos da Rocha
    on

    Simplesmente fascinante. Nota 10.

    Além de Matthew McConaughey interpretar com muito potencial seu personagem, a trama é muito inteligente, dinâmica e em bela sequencia de fatos e acontecimentos.

    Na minha lista de top5 de 2011, com certeza O Poder e Lei tem seu lugar garantido.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑