O Primeiro Mentiroso (“The Invention of Lying”, EUA, 2009)

Imagine um mundo onde ninguém mente. Não porque não podem, mas porque simplesmente desconhecem o sentido e a palavra mentira. Mais que isso, não concebem o que é o ato de falar algo que não seja a verdade. Se você não conseguiu imaginar um mundo assim, talvez vá achar “O Primeiro Mentiroso” algo muito… mentiroso.

Mas é nesse mundo que vive Mark (O comediante britânico Ricky Gervais de “Ghost Town“), um roteirista frustrado, longe de ser um galã, com o emprego a perigo e sem chance de conseguir a garota por quem ele é apaixonado (Jennifer Garner de “Idas e Vindas do Amor“). O filme passa o primeiro ato desfiando as várias possibilidades de um mundo onde só se diz a verdade em diálogos que beiram a genialidade.

No caixa de um banco, ao ser deparado com o sistema fora do ar, nosso herói – através de sabe quais descargas cerebrais – acaba mentindo, dizendo que possui uma quantia em sua conta maior do que a real. Recebendo de pronto o dinheiro (veja que nesse mundo se acredita mais nas pessoas do que nos sistemas) ele se descobre o único capaz de mentir. E aí o segundo ato confronta situações onde a mentira bate de frente com a credulidade do resto da população.

Gervais, além de protagonista, é o diretor, roteirista e produtor dessa pérola da comédia que transpira originalidade. Como ator, ele tem um timing comigo perfeito para o papel de um perdedor de plantão. Como diretor e roteirista, consegue explorar praticamente todas as situações possíveis que um cenário inverossímil como esse poderia proporcionar. De tão prestigiado que é a obra, grandes atores como Edward Norton (“Força Policial“), Philip Seymour Hoffman (“Os Piratas do Rock“) e Jason Bateman (“Maré de Azar“), entre outros aceitaram fazer apenas pontas de luxo para marcar presença.

Longe de ser um épico de comédia, “O Primeiro Mentiroso” trabalha muito bem os elementos primários do gênero como ótimos diálogos, uma produção bem cuidada e uma boa presença em cena dos atores, principalmente do principal que lembra performances carismáticas de Peter Sellers. E prova que não precisa ser grande para ser bom. E no caso, é ótimo.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Ricky Gervais
Jennifer Garner
Louis C.K.
Rob Lowe
Jonah Hill
Jeffrey Tambor
Fionnula Flanagan
Tina Fey
Christopher Guest
Jimmi Simpson
Jason Bateman
Donna Sorbello
Stephanie March
Alton Fitzgerald White
Philip Seymour Hoffman
Edward Norton

Direção:
Ricky Gervais
Matthew Robinson

Produção:
Sue Baden-Powell
Dan Lin
Lynda Obst
Oly Obst

Fotografia:
Tim Shirstedt

Trilha Sonora:
Tim Atack

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram