O Rei da Polca (“The Polka King”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

Uma comédia despretensiosa baseada numa história real onde o carismático Jack Black de “Jumanji” é o polonês naturalizado americano Jan Lewan, que mora numa cidadezinha nos EUA e tem alguns pequenos negócios, onde nenhum vai tão bem, mas principalmente sua paixão é ser cantor de polca, sendo bastante reconhecido na comunidade. Para dar um gás nos negócios, ele inocentemente monta um esquema de pirâmide para seus fãs da terceira idade, só que mesmo depois de avisado que o que ele estava fazendo era ilegal, ele continua, enriquece, para depois enfrentar as consequências.

A diretora Maya Forbes do ótimo “Sentimentos que Curam” conseguiu transformar uma história peculiar dentro de um ambiente inóspito para a maioria – o mundo da polca – em algo acessível ao grande público, inclusive com explicações simples sobre o tal esquema de Jan, onde não se precisar ser um contador para entender o problema.

Mais que isso são as loucuras que Jan apronta e que muitas vezes dão inacreditavelmente certo, como a visita ao Papa. independentemente do verdadeiro caráter do personagem, o roteiro pinta uma comédia sem fazer juízo de valor da história real (muitos dizem que Jan foi de fato criminoso 100% consciente em todo o processo).

Contudo, é inegável que Jack Black foi essencial: ele empresa seu carisma a um personagem com uma fé inabalável e contagiante, que beira a caricatura, mas sem descambar para o besteirol. Também faz a proeza de fazer o espectador acreditar que sua lábia funciona de verdade na hora de cooptar os velhinhos. É como se Jack Black tivesse vestido Jan Lewan e vice-versa.

O elenco coadjuvante não fica atrás com destaque para Jacki Weaver de “Zeroville” como a hilária sogra de Jan.

O compositor Theodore Shapiro de “O Escândalo” faz um ótimo trabalho de adaptação das músicas de Polca para o filme, onde nos créditos finais, é possível comparar com o show do verdadeiro Jan, o qual inclusive serviu de conselheiro técnico do filme.

O Rei da Polca” é peculiar e divertido, tem um Jack Black esbanjando sua veia cômica, um ritmo empolgante e não deve ser esquecido.

Curiosidades:

– Há uma cena sobre um acidente no ônibus do tour da banda com Jan Lewan. Apesar de não ter sido citado, na história real dois membros da banda morreram no acidente.
– A trilha sonora do filme foi gravada pelos membros originais da banda de Jan Lewan.
– Lewan é um diminutivo de Lewandowski, o sobrenome real de Jan.

Ficha Técnica

Elenco:
Jack Black
Jenny Slate
Jason Schwartzman
Jacki Weaver
J.B. Smoove
Robert Capron
Willie Garson
Vanessa Bayer
Robert Macaux
Mary Klug
Wallace Wolodarsky
Lew Schneider
Phyllis Kay
Richard Donelly
Kati Salowsky
Jordan Lloyd
Rachel Annette Helson
Anthony Estrella
Melody Vasquez
Randy Tow
Marilyn Busch
Russell Gibson

Direção:
Maya Forbes

Produção:
Jack Black
Stuart Cornfeld
Monica Levinson
Priyanka Mattoo
David Permut
Shivani Rawat
Wallace Wolodarsky

Fotografia:
Andrei Bowden Schwartz

Trilha Sonora:
Theodore Shapiro

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑