O Reino (“The Kingdom”, EUA, 2007)

Genre :

[youtube ZltyidbP1F4]

Uma das aberturas mais eletrizantes de todos os tempos mostra o cronograma histórico dos acontecimentos que levaram ao estado atual de terrorismo no Oriente Médio e da participação dos Estados Unidos nisso tudo. Corta e vai para a Arábia Saudita numa chocante e gigantesca cena de um ataque terrorista onde nada nem ninguém foi poupado. Partindo desse ponto quarto agentes do FBI vão em segredo à Arábia tentar descobrir o autor dos ataques, mas para isso devem conquistar a confiança das autoridades sauditas.

O filme consegue equilibrar uma ação esmagadora, um suspense de não fazer feio aos melhores do gênero e, de quebra, traz à tona as questões filosóficas por trás do terrorismo (os segundos finais são como um soco no estômago na hipocrisia americana). O elenco está todo equilibrado e, apesar de ter a ótima liderança de Jamie Foxx (“Miami Vice“), os destaques vão para Jason Bateman e Jenifer Garner, os quais inclusive contracenarem juntos em “Juno“, e lembrando do ótimo ator saudita Ashraf Barhom como o Cel. Al Ghazi. Com a competência do jovem diretor, ator e roteirista Peter Berg (“Bem Vindo a Selva“), “O Reino” se coloca no mesmo patamar dos filmes definitivos sobre o terrorismo.

Nota 10


Ficha Técnica

Elenco:
Jamie Foxx
Chris Cooper
Jennifer Garner
Jason Bateman
Ashraf Barhom
Ali Suliman
Jeremy Piven
Richard Jenkins
Danny Huston
Peter Berg

Direção:
Peter Berg

Produção:
Peter Berg
Michael Mann
Scott Stuber

Fotografia:
Mauro Fiore

Trilha Sonora:
Danny Elfman

 

1 Comment

Leave us a comment

  • saullo
    on

    cara…com essa critica vc vai me fazer assistir de novo esse filme, pq a unica coisa q pude notar foi o sempre presente maniqueismo americano.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑