O Segredo do Vale da Lua (“The Secret of Moonacre”, EUA / Inglaterra / França / Hungria, 2008)

Genre :

[youtube nyOmLtVqWjw]

Podem reparar: filmes infantis que fazem sucesso sempre são aqueles com um roteiro bem amarrado e coerente. Por mais que seu público-alvo – as crianças – seja mais facilmente enganado por furos da história, a concorrência de mercado faz mesmo apenas os melhores se destacarem. Os demais, como é o caso de “O Segredo do Vale da Lua“, por mais que tenham uma produção bem cuidada e um elenco razoavelmente conhecido, amargam nas prateleiras das locadoras.

Como muitos exemplares do gênero, a história promete. Após a morte do pai, a jovem órfã Maria (Dakota Blue Richards de “A Bússola de Ouro“) vai morar no interior, no tal Vale da Lua, morar com seu amargurado tio (Ioan Gruffudd de “Um Segredo Entre Nós“) e lá começa a ler um livro deixado pelo pai, o qual fala sobre uma princesa da lua (Natascha McElhone de “No Topo do Mundo“), pérolas mágicas e sobre a ambição e o orgulho que fizeram as duas famílias do Vale da Lua se digladiarem até aquele presente. Ela descobre que para se salvarem de uma maldição, ela deve unir as famílias, achar as pérolas e… bem, isso lá perto do último ato, o roteiro revela que não sabe direito o que ela deve fazer com as pérolas. E daí parte para uma solução meio descabida apenas para provocar um apelo emocional, o qual talvez (eu disse talvez) funcione com as crianças. Contudo, não escapa de um desfecho inócuo.

Bem antes disso o filme já dava sinais de cansaço com alguns segredos sem razão de ser: porque seu tio fez tanta questão de guardar o livro? Porque esconder o cozinheiro mágico? Aliás, de onde vem essa mágica? Essas e outras perguntas, O Segredo do Vale da Lua falha em responder. Ou melhor, acha que não precisa de respostas, pois as crianças não ligam pra isso. Não mesmo? Então o diretor Gabor Csupo, do apenas regular “Ponte Para Terabítia” deve se perguntar agora como o filme, baseado no livro homônimo de Elizabeth Goudge, estreou por aqui direto nas locadoras e porque ele deve apanhar poeira por lá.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Ioan Gruffudd
Tim Curry
Natascha McElhone
Dakota Blue Richards
Michael Webber
Juliet Stevenson
Andy Linden

Direção:
Gabor Csupo

Produção:
Michael Lionello Cowan
Meredith Garlick
Samuel Hadida
Monica Penders
Jason Piette

Fotografia:
David Eggby

Trilha Sonora:
Christian Henson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑