O Solista (“The Solist”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Baseado numa história real contada pelo jornalista Steve Lopez em seu livro, ele próprio é o centro da narrativa, o qual é interpretado de forma honesta por Robert Downey Jr. de “Sherlock Holmes“.

Sem muita perspectiva após sua separação (no livro ele ainda é casado), Steve vai em busca de novas histórias até encontrar o sem teto Nathaniel (Jamie Foxx de “Idas e Vindas do Amor“) que aparenta tocar um violino sem todas as cordas de forma glamourosa. Ao pesquisar subre sua vida, Steve descobre que Nathaniel foi um brilhante aluno da renomada escola de música Julliard, mas que devido a esquizofrenia, abandonou tudo para tocar como um mendigo pelas ruas. Decidido a ajudá-lo, enquanto escreve sobre ele, ambos formam uma improvável amizade onde haverá o clichê do tipo: ele tentou ajudar alguém e acabou ajudando a si próprio.

Tirando o óbvio, destaque para a atuação visceral de Foxx que deixa sua persona cool de lado para mergulhar num personagem doente e depressivo. Contudo, talvez a mensagem principal que o diretor Joe Wright (“Desejo e Reparação“) foi sobre o problema da população de sem teto em Los Angeles e os atos falhos do governo para lidar com a situação. Tanto é que fez questão com que a maioria dos personagens nessas condições mostrados na tela fossem mendigos de verdade e isso parece dar uma chancela e carga emocional diferenciadas à produção.

Lógico há alguns excessos como o tempo de duração, a cena abstrata em que mostra como Nathaniel sente a música, também longa demais e, como já citados, alguns lugares comuns, que nivelam o drama por baixo.

Mesmo assim é reconfortante ver a última narração em off que descreve o destino dos personagens, dando uma chancela um pouco mais real do que hollywood gostaria de passar. “O Solista” se firma como um drama bastante recomendado que mesmo com alguns problemas, ainda se encontra a um degrau acima dos demais exemplares do gênero.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Jamie Foxx
Robert Downey Jr.
Michael Bunin
Marcos de Silvas
S. Zev Esquenazi
Artel Great
Justin Rodgers Hall
Lisa Gay Hamilton
Rachel Harris
Tom Hollander
Catherine Keener
Justin Martin
Jena Malone

Direção:
Joe Wright

Produção:
Gary Foster
Russ Krasnoff

Fotografia:
Seamus McGarvey

Trilha Sonora:
Dario Marianelli

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑