O Solteirão (“Greenberg”, EUA, 2010)

Genre :

O título “O Solteirão” nada tem a ver com a trama em questão. Apesar de ser solteiro sim, o novo filme do talentoso Noah Baumbach, responsável pelo ótimo “A Lula e a Baleia” e o muito bom “Margot e o Casamento“, concentra-se em Roger Greenberg (Ben Stiller de “Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família“), um homem desprovido de traquejo social, egoísta e egocêntrico que por conta do fracasso de seu último trabalho se interna numa clínica com depressão.

Quando sai, vai para a casa do seu irmão, o qual vai viajar com a família. Ele então tenta retomar antigas amizades das piores formas possíveis, já que ninguém o suporta. Porém conhece Florence (Greta Gerwig de “Sexo Sem Compromisso“), assistente do irmão com quem engata uma estranha relação.

Um dos grandes trunfos da produção é ver Stiller interpretar um personagem diametralmente oposto ao que ele está acostumado. Ao fazer um sujeito intragável e inconveniente, o ator sobe um nível no seu portfólio dando uma dimensionalidade ainda não vista na sua carreira. Gerwig não fica atrás, fazendo uma jovem insegura, cuja personalidade acaba complementando os anseios de Greenberg. Incrível como Harris Savides que já trabalhou com o diretor em “Margot e o Casamento” consegue fazer uma fotografia de destaque, como por exemplo logo na abertura com Florence dirigindo o carro.

Já Baumbach escorrega um pouco o ritmo no início, mas retoma a partir da segunda metade aos poucos fazendo com que o espectador se importe com o protagonista, até um desfecho emblemático e carismático. “O Solteirão” segue a linha de famílias e personagens desfuncionais com que o cineasta já está craque em desenvolver e, por isso, sempre entrega um resultado de ótima qualidade.

[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Ben Stiller
Jennifer Jason Leigh
Greta Gerwig
Chris Messina
Susan Traylor
Merritt Wever
Zach Chassler
Mina Badie
Rhys Ifans
Blair Tefkin
Mark Duplass
Jake Paltrow
Trace Webb
Brie Larson
Juno Temple
Max Hoffman

Direção:
Noah Baumbach

Produção:
Scott Rudin
Jennifer Jason Leigh

Fotografia:
Harris Savides

Trilha Sonora:
James Murphy

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑