O Tigre Branco (“The White Tiger”)

Há uma cena que resume “O Tigre Branco” quando o protagonista, em crise existencial, declara na narração em off que “não existe essa de sair do galinheiro através de um programa que te faz milionário”, fazendo uma clara referência ao premiado “Quem Quer Ser um Milionário” de 2008.

Galinheiro é uma forma jocosa de denominar o cruel sistema de castas da Índia que prende uma imensa maioria na pobreza para o resto da vida sem nenhuma chance de ascensão financeira ou social.

Nosso herói (ou anti-herói) é Balran (o ator indiano Adarsh Gourav) que desde criança tinha o sonho de servir a um mestre rico (veja bem que nunca passou pela sua cabeça ser rico). De tão esperto foi apelidado por seu professor de Tigre Branco e então encontrou uma família mafiosa rica para a qual foi trabalhar como motorista. E é a partir daí que ele começa a ter conflitos internos sobre até onde a servidão vitalícia é algo natural.

O diretor Ramin Bahrani do excelente “99 Casas” faz um retrato – de certa forma – do abismo social existente na Índia e como as castas mexem com o psicológico de seu povo: uma espécie de Matrix, sendo que Balran seria um Neo que vai precisar sacrificar algo para escapar dessa sua realidade.

A narrativa é um diferencial, pois há um início colorido e alegre com muitos cortes e uma edição de som que emula toda a parafernália que vemos numa produção de Bollywood (a Hollywood indiana) para depois – inclusive com a deixa do protagonista – se tornar cada vez mais soturno, tanto em seus enquadramentos, quando na jornada psicológica do personagem.

O clímax é um soco no estômago, tanto pelo que mostra quanto pelo que deixa de mostrar, como os desdobramentos envolvendo tanto a família rica quanto a família de Balran. A peteca só cai um pouco no final, quando o roteiro parece ter ficado sem idéias e implementou uma sacada que poucos vão entender que é a antítese do desfecho de um filme indiano.

O Tigre Branco” é longo, com duas horas, mas onde cada cena tem um sentido que leva o espectador a uma montanha russa de emoções, com um filtro ocidental na realidade indiana que talvez seja necessário para uma melhor compreensão.

Ficha Técnica

Elenco:
Adarsh Gourav
Rajkummar Rao
Priyanka Chopra
Vedant Sinha
Kamlesh Gill
Sandeep Singh
Tilak Raj
Satish Kumar
Harshit Mahawar
Mahesh Pillai
Rajinder Singh Pancharia
Mahesh Manjrekar
Vijay Maurya
Sanket Shanware

Direção:
Ramin Bahrani

Produção:
Ramin Bahrani
Mukul Deora

Fotografia:
Paolo Carnera

Trilha Sonora:
Danny Bensi
Saunder Jurriaans

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram