O Traidor (“The Traitor”, EUA, 2008)

Genre :

[youtube FlYceG_LaIY]

Don Cheadle (“Reine Sobre Mim“) é um traficante de armas com inclinação muçulmana que escapa da prisão e se junta a um grupo terrorista para uma série de atentados culminando com uma grande ação com bombas nos EUA. Ele é perseguido por um agente do FBI (Guy Pearce de “Atos que Desafiam a Morte“) que desconfia que algo não é o que parece ser.

Só pelo título, não é preciso ser um gênio para descobrir o segredo deste que é mais um filme sobre terrorismo pós 11/09. Só que dessa vez foi uma peça muito bem dirigida por Jeffrey Nachmanoff e com um roteiro enxutíssimo baseado numa história de Steve Martin (de “A Pantera Cor de Rosa 1 e 2“, sim, pasme, o comediante!). O que mais impressiona é que as soluções encontradas para os dilemas do filme têm tudo de politicamente incorreto, mesmo pela melhor das causas.

Ele lança a pergunta: existe um preço muito alto para se alcançar a paz? É viável evitar uma tragédia com outra? Assim o que menos importa é quem é o traidor do título e mais como tudo deve terminar. E aí Nachmanoff se livra dos estigmas e da pompa Hollywoodiana para mostrar de maneira crua, cenas de ação ainda sim muito bem coreografadas e com altíssimo nível de produção.

Cheadle e Pearce não têm tanto trabalho, já que seus personagens não exigem muito, mas são eficientes no que precisam. Mas é Saïd Taghmaoui, como o terrorista Omar que brilha e rouba todas as cenas. Junto com “O Reino“, “O Traidor” é um dos grandes filmes atuais baseados na guerra contra o terrorismo.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Don Cheadle
Guy Pearce
Saïd Taghmaoui
Neal McDonough
Alyy Khan
Archie Panjabi
Raad Rawi
Hassam Ghancy
Mozhan Marnò
Adeel Akhtar
Jeff Daniels

Direção:
Jeffrey Nachmanoff

Produção:
Don Cheadle
David Hoberman
Kay Liberman
Todd Lieberman
Chris McGurk
Danny Rosett
Jeffrey Silver

Fotografia:
J. Michael Muro

Trilha Sonora:
Mark Kilian

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑