O Vencedor (“The Fighter”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

O Vencedor” é aquele filme pensado, matutado, planejado para o Oscar. Contém todos os elementos, senão vejamos:

a) Uma história de superação.
b) Uma história de superação baseada em fatos reais.
c) Uma história de superação baseada em fatos reais envolvendo boxe.

Dicky Eklund (Christian Bale de “Inimigos Públicos“) foi um lutador de boxe de sucesso e foi conhecido como um dos poucos que derrubou o colosso Sugar Ray Leonard. Mas caiu em desgraça por causa das drogas, em especial o crack, novidade na época. Anos depois é asfaltador junto com seu irmão Micky (Mark Wahlberg de “Os Outros Caras“) e o treina como lutador nas horas vagas. Junto com a mãe superprotetora (Melissa Leo de “Jogo de Mentiras“) tenta arranjar lutas para Micky, o qual, pela inaptidão empresarial do irmão (junto com o vício) e da mãe, acaba sempre perdendo. Quando começa a namorar Charlene (Amy Adams de “Casa Comigo?“), decide escolher outro empresário e treinador, o que desencadeia uma reação de indignação da família.

Apesar do diretor David O. Russell (“Três Reis“) ter feito um trabalho impecável e corretamente indicado ao Oscar, a produção é mesmo do elenco. Bale está irreconhecível como Dicky e é um dos grandes favoritos ao Oscar de melhor ator coadjuvante. E pra quem acha que Wahlberg continua introspectivo, é só ver o vídeo dos dois personagens reais no créditos finais para verem a semelhança tanto física, quanto nos mínimos trejeitos de ambos, perfeitamente espelhada na dupla de protagonistas. Amy Adams se redime pelas suas performances caricatas em comédias românticas de segunda e incorpora o papel de sua vida, enquanto Melissa Leo numa participação bem maior que em seus últimos filmes, mostra a que veio.

Além de uma narrativa acessível e concisa, não perdendo tempo com bobagens ou subtramas desnecessárias, o roteiro ainda traz uma grata surpresa quando comparamos o documentário no início dos créditos com aquele feito no meio do filme. Surpresa esta que descobrimos no final. “O Vencedor” é aquela história inédita sobre um tema aparentemente batido desde as épocas de “Rocky – O Lutador“. E tão emocionante quanto.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Mark Wahlberg
Christian Bale
Amy Adams
Melissa Leo
Jack McGee
Mickey O’Keefe
Melissa McMeekin
Bianca Hunter
Erica McDermott
Jill Quigg
Dendrie Allyn Taylor
Kate O’Brien
Jenna Lamia
Frank Renzulli
Paul Campbell
Caitlin Dwyer
Chanty Sok
Ted Arcidi
Ross Bickell

Direção:
David O. Russell

Produção:
Dorothy Aufiero
David Hoberman
Ryan Kavanaugh
Todd Lieberman
Mark Wahlberg

Fotografia:
Hoyte van Hoytema

Trilha Sonora:
Michael Brook

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑