O Veterano (“The Veteran”)

Depois de tantos filmes americanos abordando a reação dos soldados que voltaram da guerra ao terror instituída na época de George W. Bush após o 11/9, dessa vez é a Inglaterra que traz uma abordagem até que interessante para a questão, mas que acaba se diluindo em meio a falta de foco.

Toby Kebbell de “Aprendiz de Feiticeiro” É Miller, um jovem soldado que retorna a Londres após ter servido no Iraque. Desocupado e cada vez mais deprimido, ele aceita o convite de uma misteriosa organização para seguir potenciais membros terroristas que podem estar relacionado a um futuro atentado na capital britânica. Em paralelo, ele deve se confrontar com a violência urbana no bairro onde mora, provocada por uma gangue local.

A produção é coesa: flerta com um drama pessoal que explode num ótimo terceiro ato, a partir justamente da outra trama de espionagem. Consegue através da competente fotografia de Philipp Blaubach (“O Desaparecimento de Alicia Creed”) consegue retratar uma Londres depressiva, praticamente engolindo o protagonista, com destaque para cena em que ele lembra da guerra num céu londrino noturno, mas com saturação bege como se quisesse remeter o espectador às cidades do Oriente Médio.

O grande problema é que o ainda desconhecido diretor Matthew Hope não conseguiu ter uma mão firme e transforma uma boa história numa narrativa arrastada e, com as tramas entrecortadas, constantemente quebra o ritmo, podendo levar o espectador à exaustão. As cenas de ação são pouquíssimas e, apesar de extremamente realistas e eficientes, são apenas salpicadas, com exceção bom desfecho. Também não ajuda o fato da tal conspiração ser apresentada de forma confusa e, mesmo que no início do último ato, a explicação seja clara, o caminho até lá pode ser tortuoso para o espectador.

O Veterano” é uma boa idéia que carece de um desenvolvimento melhor, principalmente se contarmos o número de produções que já bateram no mesmo tema. Poderia ter sido melhor.

Ficha Técnica

Elenco:
Toby Kebbell
Brian Cox
Tony Curran
Adi Bielski
Tom Brooke
Ashley Bashy Thomas
Mem Ferda

Direção:
Matthew Hope

Produção:
Kim Leggatt
Debbie Shuter

Fotografia:
Philipp Blaubach

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram